Professor de Juazeiro recebe premiação em congresso nacional
Engenharia Civil na prática e suas responsabilidades foi o tema do evento
Publicada em 07/10/2021 ― Atualizada há 3 meses, 1 semana
O trabalho “Formulação corrotacional unificada aplicada à análise não-linear de vigas, pórticos e arcos”, apresentado pelo professor Éder Leonardo do Rego Nascimento, foi premiado em duas categorias no III Congresso Nacional de Engenharia Civil da Universidade Federal Rural do Semiárido (Congresa).
O artigo científico, enquadrado na área temática de estruturas (análise estrutural, dimensionamento e projetos), foi classificado em 1º lugar com o prêmio Professora Desireé Alves de Oliveira, pela avaliação da banca docente e também pela votação popular.
O pesquisador explica que o trabalho situa-se no contexto de modelagem numérica, que consiste em simular o comportamento mecânico das estruturas através de programas de computador. A cinemática corrotacional é utilizada em problemas de estruturas submetidas a grandes deslocamentos, o que lhe confere o caráter não-linear geométrico.
Éder é engenheiro civil, com especialização em Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior e mestrado em Estruturas. Leciona nos cursos Técnico em Edificações; Mecânica Industrial; Tecnologia em Construção de Edifícios e bacharelado em Engenharia Ambiental. O artigo aborda a pesquisa produzida em dissertação de mestrado pelo professor, na linha de pesquisa Métodos Numéricos e Computacionais Aplicados à Engenharia (Estruturas), que integra o Programa de Pós-graduação em Estruturas e Construção Civil, da Universidade de Brasília (UnB).
O evento com o tema “Engenharia Civil na prática e suas responsabilidades” foi realizado de forma virtual no mês de agosto pelo campus Caraúbas (RN) . Os trabalhos estão disponíveis nos anais do Portal Atena, da Ufersa.