ENSINO
Partiu IF promove metodologias ativas
Estudantes do 9º ano vivenciam Aprendizagem Baseada em Projetos
Publicada por Sheyla Lacerda em 09/06/2025 ― Atualizada há 1 semana, 5 dias

A experiência dos estudantes que participam do programa Partiu IF no IFCE - campus Juazeiro ganhou mais um capítulo nessa história de sucesso. Durante a disciplina de Ciências, ministrada pelo professor Rodrigo Lemos, e com a mentoria da equipe do laboratório de Química, eles puderam utilizar a Aprendizagem Baseada em Projetos. Na atividade, os estudantes construíram maquetes representando as etapas do tratamento de água, utilizando o projeto como ferramenta para discutir os diversos métodos de separação de misturas. A proposta despertou o interesse dos alunos, reforçou os conteúdos trabalhados e proporcionou um ambiente de aprendizado colaborativo e significativo.
A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma abordagem que estimula o protagonismo dos estudantes, promovendo a autonomia, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. A partir da resolução de problemas reais e contextualizados, os alunos aprendem de forma prática, conectando teoria e vivência em sala de aula.

O Programa Partiu IF é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi). A ação tem como objetivo ampliar o acesso à educação de qualidade por meio de estratégias pedagógicas inovadoras voltadas à recomposição das aprendizagens.
O público-alvo do programa são estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas. Por meio de aulas e atividades formativas, o Partiu IF busca recompor habilidades e competências essenciais, preparando esses jovens para uma transição mais sólida e segura ao ensino médio, especialmente nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Texto: Rodrigo Lemos (Edição: Sheyla Graziela)