Olimpíada do conhecimento
IFCE premia estudantes do Cariri na OCHARME
Mais de 300 pessoas ocuparam o Auditório na cerimônia de premiação
Publicada por Sheyla Lacerda em 25/11/2025 ― Atualizada em 25 de Novembro de 2025 às 09:24

Jovens estudantes se reuniram no campus de Juazeiro nos dias 22 e 23 para a etapa final da Olimpíada Caririense de História, Artes e Metodologias Educacionais (Ocharme). Na cerimônia de premiação, sorrisos, lágrimas e sons de tambores embalaram a emoção de uma torcida animada formada por familiares, professores e alunos dos 29 municípios do Cariri Cearense.
A professora do município Penaforte, Alzinete Oliveira, acompanhou 15 equipes classificadas na escola para a etapa final. “Estou muito feliz porque a gente vem de uma trajetória em que mostramos a história do nosso Cariri. O estudo hoje tem dado mais oportunidade para a gente conhecer e valorizar a nossa região. Isso que o Instituto Federal tem feito é muito importante para o conhecimento de alunos e professores”, comemorou.

Os estudantes vieram de cidades distantes como Penaforte, Jati, Aurora , Brejo Santo e Nova Olinda para competir nas modalidades: Pé de pitomba (4° e 5° anos), Soldadinho do Araripe (6° e 7° anos) e Flor do Mamulengo (8° e 9° anos), fazendo história em uma disputa que destacou a cultura local. A aluna do município de Caririaçu, Yasmin Lima, conta que já participou da Obmep, mas foi a primeira vez que viajou para fazer uma prova desse tipo. ”Gostei muito da prova, achei muito interessante e legal”, disse.
O coordenador da Olimpíada, professor Gagarin Silva Lima, comemorou a presença de mais 300 pessoas na solenidade de premiação. “A Ocharme é um olimpíada regional, a única que contempla o vasto Cariri, é construída por muitos, tem caráter público, gratuito, para todos que queiram participar. Vai sendo melhorada a cada ano com a contribuição de todos vocês”, disse.
Enquanto os finalistas realizaram a prova, os docentes finalistas da III OCHARME, diretores, coordenadores, pais, convidados e o público em geral tiveram a oportunidade de assistir à palestra da solteirona mais famosa do Brasil, D. Socorro Luna, que contou de forma bem humorada a sua trajetória e como superou muitos obstáculos neste percurso, encorajando todos à luta pelos sonhos. “Temos muitos nãos no caminho. Estudem, tenham orgulho de si mesmos. Você nunca vai ter fé em nada se não tiver fé em você”, aconselhou.
(Fotos: Maria Dias)
