Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Ensino

Encontro Pedagógico 2026 discute tecnologia e inclusão

O evento reúne os servidores no início de cada período letivo

Publicada por Sheyla Lacerda em 13/01/2026 Atualizada em 13 de Janeiro de 2026 às 12:27

Palestra sobre IA e inclusão (Foto: Maria Dias)
Palestra sobre IA e inclusão (Foto: Maria Dias)

O campus de Juazeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) realizou ontem (12) o Encontro Pedagógico 2026, com o tema "Tecnologia, Inclusão e Educação: o papel das tecnologias na promoção da inclusão e da equidade no ensino". O evento aconteceu no Auditório Kariris com palestra, oficina e debate voltados para a comunidade acadêmica.

A programação iniciou com um café de boas vindas, proporcionando momentos de integração e alegria para os participantes. Na abertura oficial, o diretor-geral do campus Juazeiro, professor Alex Jussileno, falou sobre a importância de aprender e transformar a realidade todos os dias para o desenvolvimento do trabalho e da própria vida. “Os desafios existem, mas estamos lutando sempre pelo crescimento da nossa instituição”, disse. Ele destacou ainda que esteve em Brasília junto a outros representantes do IFCE para apresentar ao MEC a justificativa para mudança de tipologia do campus, o que representaria a ampliação da oferta de vagas em cursos de educação profissional e tecnológica, aumentando as oportunidades para os estudantes da região do Cariri cearense.

A diretora de ensino, professora Regilene Alcântara, enfatizou a importância da temática do Encontro Pedagógico, lembrando que a tecnologia já faz parte do cotidiano e o debate surge para propor formas de uso responsável, a serviço de práticas pedagógicas acessíveis, sensíveis e planejadas. “Quando falamos em inclusão estamos falando de estudantes com trajetórias, ritmos, condições e formas de aprender muito diversas e a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. Inclusão não é uma tarefa individual, nem uma responsabilidade isolada. É um compromisso coletivo institucional”, afirmou.

Para iniciar a oficina-debate, a professora Marcela Sampaio apresentou vídeos temáticos incentivando os servidores a buscarem olhar o mundo como as crianças, numa perspectiva de entrega desprovida de preconceitos. A comissão organizadora seguiu pedindo aos servidores que se reunissem em vários grupos para pensar e sistematizar respostas para a pergunta: "Como tornar nossa instituição mais inclusiva usando tecnologia?". No período da tarde, o professor do IFCE, Richardson Dylsen de Souza Capistrano, proferiu a palestra "IA, Ética e Inclusão: desafios emergentes no ensino", apresentando possibilidades práticas de uso da inteligência artificial na educação.

Representando a coordenadoria técnico-pedagógica (CTP), Zélia Lima, falou sobre a construção da programação do evento, em seguida o coordenador da Tecnologia da Informação, Lucinaldo Gomes, descreveu as ações de implementação do projeto Conecta IFCE, que visa padronizar a infraestrutura tecnológica da instituição.