Justiça climática
Ceará STEAM discute ciência e educação
A programação segue na próxima segunda-feira (13)
Publicada por Sheyla Lacerda em 09/10/2025 ― Atualizada em 9 de Outubro de 2025 às 11:23

Começou ontem (8) no IFCE - campus Juazeiro do Norte o "Ceará STEAM: Justiça Climática". A programação do evento contempla palestras, minicursos e mesas redondas, que continuam na próxima segunda-feira (13).
A palestra de abertura foi proferida pela pesquisadora, bioquímica e professora da Universidade de São Paulo (USP), Alicia Kowaltowski, que falou sobre Metabolismo (assunto das pesquisas desenvolvidas no seu laboratório) e sobre o trabalho de divulgação científica que realiza como colunista. “O principal desafio da divulgação científica é você combater o anticientificismo e as pseudociências, porque elas não precisam provar que as coisas funcionam, já para divulgar informações baseadas em ciência requer pesquisa e muito trabalho”, destacou.
A pesquisadora enfatizou a importância da educação científica, pois ter conhecimentos básicos de ciência, saber o que são moléculas, saber como funciona um organismo vivo e o corpo humano, permite ao estudante diferenciar o que é ciência e pseudociência.
Após a palestra aconteceu a mesa-redonda “Desafios da Pesquisa e Inovação no Brasil", com a professora Alicia Kowaltowski (USP) e o professor Herberty Di Tarso (UFCA). Eles falaram sobre as experiências profissionais na trajetória acadêmica, os desafios enfrentados para fazer pesquisa, a importância da dedicação ao trabalho e como é fundamental a produção de ciência em todos os lugares do país, para que novos talentos não se percam. “Ser cientista é a coisa mais legal do mundo”, disse Alicia.
O Ceará STEAM – Justiça Climática é uma iniciativa colaborativa que une ciência, educação e sustentabilidade, visando integrar escolas, universidades e comunidades na construção de soluções inovadoras para os desafios ambientais e sociais contemporâneos.