Conquista
Campus Juazeiro celebra formatura de 52 novos profissionais
A solenidade aconteceu no Auditório Kariris
Publicada por Sheyla Lacerda em 30/06/2025 ― Atualizada em 30 de Junho de 2025 às 09:50
O campus de Juazeiro do Instituto Federal do Ceará (IFCE) celebrou na última sexta-feira (27) a formatura de 52 novos profissionais nos cursos de Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Construção de Edifícios, Tecnologia em Automação Industrial, Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária, Licenciatura e Bacharelado em Educação Física.
Em uma cerimônia emocionante, a oradora discente, Sofia Alves Matos Ricarte, lembrou a coragem e persistência que conduziu cada formando ao tão sonhado momento da formatura.” Em um mundo em constante transformação, escolher estudar, se preparar, se dedicar ao conhecimento, é um ato de esperança. Estamos saindo daqui com diplomas nas mãos, mas também com responsabilidade no coração: a responsabilidade de fazer a diferença onde quer que estejamos”, completou.
Já o professor Rubens César Lucena da Cunha proferiu o discurso em nome do corpo docente, ele falou sobre a importância dessa trajetória para todos os presentes (formandos, professores, familiares, amigos) e ressaltou o papel da instituição. “O IFCE não é apenas um espaço de ensino técnico, tecnológico ou superior, é um território de transformação social, aqui além dos conteúdos formamos cidadãos, aqui mais do que fórmulas compartilhamos valores”, afirmou.
A cerimônia foi presidida pelo diretor-geral do IFCE-campus Juazeiro, Alex Jussileno Viana Bezerra. No seu discurso, o docente explicou que os novos profissionais saem do IFCE preparados para o mundo do trabalho e para a vida, lembrou a contribuição da família, explicando que o processo educativo que conduziu àquela ocasião foi iniciado ainda nas “primeiras letras”. “É uma ponte que começou a ser construída há muito tempo. Os bons professores não impõem caminhos, eles inspiram trajetórias e querem ser pontes para que vocês avancem para caminhos melhores”, disse.
Escolher estudar, se preparar, se dedicar ao conhecimento, é um ato de esperança.