Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Pesquisa e Inovação

Campus Juazeiro aprova projeto em chamada pública da FINEP

Investimento captado é da ordem de R$ 5 milhões

Publicada por Sheyla Lacerda em 11/08/2025 Atualizada em 11 de Agosto de 2025 às 08:22

O campus de Juazeiro aprovou projeto na Chamada Pública PROINFRA Desenvolvimento Regional, lançada pela Finep/MCTI. Com a aprovação, o IFCE receberá recursos da ordem de R$5 milhões para o Laboratório de Engenharia Ambiental e Sanitária (LEAS), por meio do projeto que objetiva a criação do Centro de Análise de Matrizes Ambientais - CAMAC.

A coordenadora do projeto, professora Yannice Santos, explica que o laboratório se dedica ao estudo das amostras de matrizes ambientais que precisam ser monitoradas, tais como esgoto, água de abastecimento, águas naturais, ar e resíduos sólidos. “Com esses recursos investidos vamos atualizar a estrutura existente, bem como fortalecer a pesquisa na região, alavancada pelo nosso curso de pós-graduação em Meio Ambiente”, destaca.

Ela explica que a aquisição de equipamentos não encontrados na região do Cariri, como o Espectrômetro RAMAN, o analisador de poros e superfície, e o cromatógrafo de íons, proporcionarão uma independência que permitirá o fortalecimento da rede de pesquisa regional. “Considerando a nossa riqueza ambiental, é possível desenvolver a ciência produzida na região, a qualificação acadêmica dos nossos alunos, a geração de inovação e o atendimento à comunidade. Podemos criar e fortalecer parcerias, como já temos com outros programas de pós-graduação como o da UFCA e da URCA. Teremos autonomia para ampliar os ensaios, gerar resultados e ciência”, comemora.

O objetivo da Chamada Pública PROINFRA Desenvolvimento Regional foi selecionar propostas para concessão de apoio financeiro à execução de projetos institucionais visando à expansão da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, com vistas a criar um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e tecnológico, com qualidade reconhecida e reduzir assimetrias no âmbito nacional, incentivando a formação, desenvolvimento e fixação de recursos humanos nas regiões.

Com informações de portal.ifce.edu.br