Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Extensão

Campus Juazeiro aprova dois projetos em programa nacional sobre saberes tradicionais

A Escola Nego Bispo integra saberes tradicionais à formação de estudantes de instituições públicas de ensino

Publicada por Sheyla Lacerda em 09/01/2026 Atualizada em 9 de Janeiro de 2026 às 13:48

Curso de Xilogravura (Foto Maria Dias)
Curso de Xilogravura (Foto Maria Dias)

O campus de Juazeiro do Norte do IFCE teve dois projetos de cursos de extensão aprovados no Programa Escola Nacional Nego Bispo de Saberes Tradicionais, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) lançada em 2025 para integrar conhecimentos afro-brasileiros, indígenas e quilombolas à educação básica e superior. Em todo o país, foram selecionados 100 projetos.

Os cursos aprovados pelo campus são “Xilogravura: registro de legados das tradições e culturas afro-brasileiro” e “Saberes Inter Terreiros: o sagrado e o brincante no tecido das origens do reisado de Juazeiro do Norte (CE)”. As propostas executadas por instituições da Rede Federal são voltadas à valorização de saberes tradicionais e ao fortalecimento de práticas educativas antirracistas.

O curso de xilogravura é proposto e coordenado pela Mestra Erivana Darc Daniel da Silva Ferreira, servidora técnica (assistente em administração), com graduação e mestrado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), além de atuação como xilógrafa e pesquisadora na área. O objetivo é ensinar a registrar na madeira manifestações culturais, costumes, valores e personalidades ligados às contribuições afro-brasileiras na formação patrimonial, cultural, social e política do Brasil. O público-alvo inclui estudantes de licenciatura, além de professores e professoras da educação básica da rede pública na região do Cariri.

Já o curso “Saberes Inter terreiros” é proposto e coordenado pelo professor Dr. Auricélio Ferreira de Souza, graduado em Letras, com mestrado e doutorado em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O docente atua na área de Linguagens e coordena o Núcleo de Estudos em Cultura e Arte (NECA/IFCE) no campus Juazeiro do Norte. O curso prevê uma imersão a partir da vivência de um mestre da tradição no contexto do “sagrado e do brincante” no reisado de Congo, com foco no fortalecimento da memória social, da identidade cultural e de suas relações com as africanidades.

Com carga horária de 60 horas-aula, os cursos têm duração de três meses e oferta entre 20 e 25 vagas. Os cursistas selecionados e matriculados receberão bolsa total de R$ 600,00, paga em três parcelas de R$ 200,00, desde que cumpram frequência mínima de 75%, participação nas atividades e entrega da documentação exigida.