SNCT
Atividades de Ciência e Tecnologia reúnem a comunidade
Programação foi realizada de 22 a 24 de outubro
Publicada por Sheyla Lacerda em 29/10/2025 ― Atualizada em 29 de Outubro de 2025 às 10:19

Há 22 anos a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada em todo o país, oferecendo atividades relacionadas à ciência, à tecnologia e à educação, promovendo diálogos e experiências práticas. Este ano, o IFCE-campus Juazeiro reuniu a comunidade em torno do tema “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, promovendo palestras, minicursos, oficinas, a Feira de Ciências e a Mostra Científica que integraram diversas áreas do conhecimento.
O diretor-geral do campus Juazeiro, professor Alex Jussileno, agradeceu à comissão organizadora e a todos os participantes. “Quando passamos por um evento como a SNCT todos nós somos premiados, quem assistiu e quem participou, pois novos conhecimentos foram compartilhados durante esta programação. É o maior evento do país e o campus Juazeiro fez bonito”, afirmou.
De acordo com o chefe do Departamento de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Adolfo Átila, a SNCT é muito importante pois reúne atividades de ensino, pesquisa e extensão, ou seja, congrega a essência do IFCE. “Organizar um evento deste é complexo, mas conseguimos adaptar e prosseguir nessa jornada, tivemos muito aprendizado e troca de experiências”, comemorou.

Já a coordenadora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professora Deborah Santana, lembrou que a SNCT vai além de uma apresentação de projetos, mas consiste em um chamado à ação, pois convida cada um a refletir sobre a construção de um futuro sustentável.
A programação diversificada permitiu que cada estudante aproveitasse o evento de diferentes maneiras. Yasmim Ferreira, monitora da SNCT, conseguiu conciliar a organização com a participação em atividades de seu interesse. "Além da experiência na organização, o evento facilita a interação com os outros colegas da instituição", relatou a aluna, que assistiu à palestra sobre o Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN) e participou do minicurso sobre o software R.
O evento também abriu portas para o aprendizado prático. Foi o caso de Jairon Sales, aluno do curso de Engenharia Ambiental, que descobriu na SNCT uma ferramenta essencial para sua vida acadêmica. "Apesar de não ter me inscrito antes, vi o cartaz e vim direto para a oficina e gostei muito. O Zotero (software livre para organização de referências) vai me ajudar quando estiver escrevendo artigos científicos", avaliou.
O protagonismo dos estudantes de pós-graduação foi outro ponto de destaque. Elenice Feitosa, aluna do mestrado em Meio Ambiente, atuou como avaliadora na Mostra Científica e elogiou a alta qualidade dos trabalhos apresentados. Também do mestrado, o aluno Rodrigo Brasil ministrou uma das oficinas e ressaltou a importância de eventos como a SNCT para o amadurecimento acadêmico e pessoal. "Que bom que o IFCE desenvolve ações desse tipo. A gente conhece outros trabalhos que vêm sendo realizados dentro da instituição, desenvolve o lado social e, assim, amadurece como pesquisador e como pessoa", concluiu.