Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Visita técnica

Alunos de Eletrotécnica visitam usina fotovoltaica

A atividade aconteceu no dia 18 de junho

Publicada por Sheyla Lacerda em 01/07/2025 Atualizada em 1 de Julho de 2025 às 09:22

Estudantes de Eletrotécnica participaram de uma visita técnica à Usina Fotovoltaica da Powerchina, considerada a maior do Ceará, com capacidade outorgada para comercialização de até 343 MWp. A atividade foi coordenada pela professora Régia Talina Silva Araújo e contou com a participação dos professores Alan Cássio Queiroz Bezerra Leite e Wilbon Caetano de Sousa

A usina conta com aproximadamente 720.000 módulos fotovoltaicos de 575W a 580W, proporcionando aos estudantes uma imersão nos processos de geração, conversão e transmissão de energia solar em larga escala. Durante o percurso, os alunos puderam visualizar componentes essenciais do parque gerador, como módulos fotovoltaicos (placas solares), inversores de frequência, sistemas de rastreamento solar (trackers) e subestação elevadora compartilhada com a CHESF.

A energia gerada pela usina é integralmente entregue à Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), sendo distribuída entre os estados do Pernambuco e do Ceará (Milagres). De acordo com Régia, a visita à subestação permitiu aos alunos o contato direto com equipamentos de alta tensão, tais como transformadores, disjuntores, para-raios, entre outros dispositivos fundamentais para o processo de entrega da energia gerada à rede de transmissão.

Em ambiente controlado, a equipe responsável pela operação da usina apresentou uma palestra técnica aos estudantes. Embora o acesso à sala de operação não fosse permitido por questões de segurança, os técnicos prepararam uma apresentação em slides que permitiu visualizar e compreender os principais elementos observados durante a visita ao parque de geração e à subestação. Além disso, foram apresentados detalhes sobre os equipamentos presentes na sala de operação, destacando o uso do software Elipse no sistema supervisório da usina, bem como a aplicação do PPC (Power Plant Controller) no gerenciamento integrado do parque fotovoltaico.

O aluno Luiz Fernando explica que o encontro com os profissionais da área mostraram diferentes formas de pensar, trabalhar e enxergar o mundo. “O mais animador é perceber que existem, sim, oportunidades reais de emprego, muitas delas mais próximas do que imaginávamos — acessíveis e ao nosso alcance. Foi uma vivência que ampliou horizontes, fortaleceu nossos vínculos com a profissão que escolhemos e nos motivou ainda mais a seguir com dedicação e propósito”, explicou.

O momento final da visita foi marcado por uma fala motivadora da equipe técnica da empresa, que abordou a importância e o crescimento da área de energias renováveis, incentivando os alunos a se especializarem e atualizarem diante das crescentes demandas do setor. “A experiência atendeu plenamente aos objetivos propostos pela disciplina, ao proporcionar um ambiente real de aprendizagem e motivação para a carreira técnica”, destaca a docente do IFCE.