Conquista
Jogo criado por professora de Itapipoca vence prêmio de educação musical
Cerimônia de premiação será realizada no início de novembro em Curitiba
Publicada por Larissa Albuquerque em 29/10/2025 ― Atualizada em 29 de Outubro de 2025 às 18:11
Um jogo criado pela professora Laís Costa, do campus Itapipoca do Instituto Federal do Ceará (IFCE), conquistou o Prêmio Alda Oliveira 2025, que reconhece práticas pedagógicas inovadoras no ensino de música desenvolvidas por docentes em escolas brasileiras.
O projeto, intitulado Arakantú, foi o vencedor na categoria Educação Profissional e Tecnológica - Cursos Técnicos Integrados. A premiação é promovida pela Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), em parceria com a Revista Música na Educação Básica. Na seleção, foram avaliados critérios como criatividade, inclusão, acessibilidade e impacto na formação dos estudantes.
Musicalização através da história
A professora Laís Costa foi responsável pela criação, identidade visual e diagramação do jogo. Segundo a autora, o nome do projeto reflete sua proposta: "Ara", do tupi, significa viagem no tempo, e "Kantú", do banto, significa musicalizar. Assim, o Arakantú representa a musicalização através da história, memória e diversidade sonora e cultural do Brasil.
"O Arakantú surgiu da necessidade de repensar as práticas pedagógicas de música no Ensino Médio, buscando promover uma aprendizagem alicerçada em uma perspectiva decolonial e histórico-crítica", explica Laís.
O material estrutura-se em cinco territórios temáticos: Origens dos Sons do Brasil, Protagonismo Feminino na Música, Ditadura, Censura e Resistência, Música LGBTQIAPN+, e Direitos Humanos e Ecologia. Cada um propõe experiências interdisciplinares que articulam música, gênero, cultura e meio ambiente.

O projeto contou ainda com a revisão pedagógica da professora do campus Inambê Sales, que colaborou para potencializar a reflexão e o debate entre os jogadores. Segundo a docente, o processo teve "a intenção de alinhar o jogo com teorias da educação reflexivas e críticas que respondem pela função social da escola".
Premiação
A cerimônia de premiação será realizada durante o XXVII Congresso Nacional da ABEM, entre os dias 3 e 7 de novembro, em Curitiba (PR). No evento, serão apresentados os vídeos das propostas vencedoras, e os autores receberão da educadora Alda Oliveira um certificado digital de reconhecimento e prêmio no valor de R$ 1.000.
Os vencedores também serão convidados a submeter um artigo sobre suas práticas para publicação no volume 14, número 18 (2025), da Revista Música na Educação Básica da ABEM.
Confira o vídeo sobre o jogo Arakantú: