Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Conquista

Jogo criado por professora de Itapipoca vence prêmio de educação musical

Cerimônia de premiação será realizada no início de novembro em Curitiba

Publicada por Larissa Albuquerque em 29/10/2025 Atualizada em 29 de Outubro de 2025 às 18:11

Um jogo criado pela professora Laís Costa, do campus Itapipoca do Instituto Federal do Ceará (IFCE), conquistou o Prêmio Alda Oliveira 2025, que reconhece práticas pedagógicas inovadoras no ensino de música desenvolvidas por docentes em escolas brasileiras.

O projeto, intitulado Arakantú, foi o vencedor na categoria Educação Profissional e Tecnológica - Cursos Técnicos Integrados. A premiação é promovida pela Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), em parceria com a Revista Música na Educação Básica. Na seleção, foram avaliados critérios como criatividade, inclusão, acessibilidade e impacto na formação dos estudantes.

Musicalização através da história

A professora Laís Costa foi responsável pela criação, identidade visual e diagramação do jogo. Segundo a autora, o nome do projeto reflete sua proposta: "Ara", do tupi, significa viagem no tempo, e "Kantú", do banto, significa musicalizar. Assim, o Arakantú representa a musicalização através da história, memória e diversidade sonora e cultural do Brasil.

"O Arakantú surgiu da necessidade de repensar as práticas pedagógicas de música no Ensino Médio, buscando promover uma aprendizagem alicerçada em uma perspectiva decolonial e histórico-crítica", explica Laís.

O material estrutura-se em cinco territórios temáticos: Origens dos Sons do Brasil, Protagonismo Feminino na Música, Ditadura, Censura e Resistência, Música LGBTQIAPN+, e Direitos Humanos e Ecologia. Cada um propõe experiências interdisciplinares que articulam música, gênero, cultura e meio ambiente.

O projeto contou ainda com a revisão pedagógica da professora do campus Inambê Sales, que colaborou para potencializar a reflexão e o debate entre os jogadores. Segundo a docente, o processo teve "a intenção de alinhar o jogo com teorias da educação reflexivas e críticas que respondem pela função social da escola".

Premiação

A cerimônia de premiação será realizada durante o XXVII Congresso Nacional da ABEM, entre os dias 3 e 7 de novembro, em Curitiba (PR). No evento, serão apresentados os vídeos das propostas vencedoras, e os autores receberão da educadora Alda Oliveira um certificado digital de reconhecimento e prêmio no valor de R$ 1.000.

Os vencedores também serão convidados a submeter um artigo sobre suas práticas para publicação no volume 14, número 18 (2025), da Revista Música na Educação Básica da ABEM.

Confira o vídeo sobre o jogo Arakantú: