Conquista
Itapipoca realiza cerimônia de formatura de técnicos e licenciados
Evento teve presença de reitor do IFCE, servidores do campus e familiares dos concluintes
Publicada por Larissa Albuquerque em 26/08/2025 ― Atualizada em 26 de Agosto de 2025 às 13:53
Aos 10 anos de existência, o campus de Itapipoca do IFCE formou mais uma leva de profissionais em uma noite marcante no último dia 21 de agosto. Em cerimônia realizada no auditório, reuniram-se concluintes do curso superior de Licenciatura em Física e dos cursos técnicos integrados em Edificações e Informática e técnicos subsequentes em Edificações e Mecânica.
Os 39 formandos estavam acompanhados de familiares e amigos, que se juntaram a servidores e colaboradores do campus e autoridades locais. A solenidade foi presidida pelo reitor do IFCE, o professor Wally Menezes, e destacou-se pela emoção nos discursos de oradores e paraninfos.

A chegada até o fim dessa etapa foi comemorada pelos concluintes. Lucivanda Barbosa, da Licenciatura em Física, destacou a importância de quem contribuiu para sua conquista: "Estou muito grata às pessoas que me ajudaram a chegar aqui. O IF tem muitas coisas boas a nos proporcionar".
Sofia Raelly Cunha, do curso técnico integrado em Edificações, relembrou todo o esforço durante a jornada. "Eu sempre tive essa perspectiva de que o estudo é importante e de que eu tinha que me dedicar ao máximo. Estou muito feliz com a conclusão oficial desse ciclo", afirma a agora estudante de Psicologia.
Teve ainda celebração em dose dupla. A formanda Josiane Mesquita, do curso técnico subsequente em Mecânica, teve a alegria de terminar a formação ao mesmo tempo que a filha Maria Juane, que concluiu o curso técnico integrado em Edificações. "Era um sonho colocar ela aqui no IFCE. Ela entrou em fevereiro e eu entrei em agosto de 2022", conta Josiane.
Em seu discurso, o diretor-geral do campus, Breno Anderson Ursulino, ressaltou as dificuldades superadas pelos concluintes e incentivou-os a encararem o futuro com coragem, ética e responsabilidade. "Foram anos de muitos desafios, mas eles servem para construir quem vocês são e serão", declarou o docente.

Próximos desafios
O reitor Wally Menezes, nesta data histórica para o campus, refletiu sobre os obstáculos a serem enfrentados pela instituição nos próximos anos em Itapipoca. Um deles, segundo o professor, é "mostrar que o IFCE é uma instituição importante, que forma em cursos técnicos e superiores e contribui para fixar grandes talentos na região".
Ele enfatiza, ainda, que é fundamental garantir aos discentes alimentação e transporte, além de concluir a implantação do restaurante universitário e completar o quadro de servidores: "O desafio agora não é só o acesso ao IFCE. É como permitirmos que o estudante permaneça e tenha êxito".
