Pesquisa
Itapipoca é destaque no Enicit 2025
Estudantes do campus conquistaram o 1º lugar em três categorias
Publicada por Larissa Albuquerque em 18/11/2025 ― Atualizada em 18 de Novembro de 2025 às 16:57
O campus de Itapipoca foi destaque mais uma vez no Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica (ENICIT) do IFCE. Neste ano, estudantes do ensino médio da unidade conquistaram o 1º lugar nas categorias Ciências Humanas, Ciências da Vida e Ciências Exatas e Engenharias e receberão, pelo feito, premiação no valor de R$ 500. O 3º lugar das categorias Ciências Humanas e Ciências Exatas também foi ocupado por alunas de Itapipoca.
O evento aconteceu no campus de Umirim do IFCE, no dia 12 de novembro, e envolveu discentes e docentes orientadores da Região 3 (Itapipoca, Pecém, Paracuru e Umirim). A cerimônia de premiação ocorrerá em dezembro, no campus de Fortaleza.
O ENICIT é um evento obrigatório para estudantes bolsistas dos programas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE (PIBIC, PIBIC AF, PIBIC Jr, PIBIC Jr AF, PIBITI e PICTV). Neste ano, o encontro integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem como tema "Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território".
Confira as pesquisas premiadas do campus de Itapipoca:
Ciências Humanas - Ensino médio
- 1° lugar: Fotografias como fontes para o ensino de História em Itapipoca-CE (Ana Lívia Bandeira Amed)
- 3° lugar: Vozes da memória: entrevistas como fontes para o ensino de História em Itapipoca-CE (Clara Monique Braga)
Ciências da Vida - Ensino médio
- 1° lugar: Prevalência e simultaneidade de comportamento de risco à saúde em adolescentes escolares (Clarisse Silva Gonçalves)
Ciências Exatas e Engenharias - Ensino médio
- 1º lugar: Geometrias não euclidianas no Espaço Urbano Um tratado sobre Trigonometria Esférica e suas Contribuições para a Arquitetura Contemporânea e Sustentável (Luís Guilherme Albuquerque Mesquita)
- 3° lugar: Desenvolvimento de pastas e argamassas geopoliméricas utilizando precursor metacaulin e a comparação entre hidróxido de sódio e potássio como ativadores (Letícia Cordeiro Benigno)


