Cultura
Espetáculo Miltons leva música brasileira ao Centro de Itapipoca
O musical foi apresentado nos dias 8 e 9 de agosto e irá a Sobral ainda neste mês
Publicada por Larissa Albuquerque em 11/08/2025 ― Atualizada em 11 de Agosto de 2025 às 17:36
O Centro de Itapipoca foi palco, nos dias 8 e 9 de agosto, do espetáculo musical Miltons: uma experiência, homenagem ao cantor e compositor Milton Nascimento feita produzida por estudantes do curso superior de Licenciatura em Música e participantes do coral do IFCE de Itapipoca, sob a direção da professora Lia Venturieri.
A apresentação foi realizada ao ar livre, no jardim da histórica Casa Perilo Teixeira, de forma gratuita. O público presente acompanhou, na voz de diferentes artistas, oito músicas do cantor mineiro, como "Tudo que você podia ser" e "Paula e Bebeto". Cada canção era associada a uma cor e uma emoção diferentes, reforçadas pela interpretação e narração do grupo.

A docente Lia Venturieri, responsável pela direção musical, artística e cenográfica, explica que "o repertório foi pensado no lado B do Milton Nascimento. Tem a questão da lida do trabalhador brasileiro, a parte do amor e tem a música 'Não existe amor em SP', que casava muito com o espetáculo porque remete ao esvaziamento e crise existencial que a gente vive hoje em dia".
Veroni Martins, presidenta da Academia de Letras de Itapipoca e fã do artista mineiro, foi prestigiar a montagem. "Milton Nascimento é maravilhoso, eu não podia perder. As músicas são pura poesia", declarou.
O espetáculo marcou a estreia do estudante Carlos Herbem nos palcos da cidade desde que iniciou a licenciatura. Apesar do nervosismo, cantar para aquele público um dia depois de completar 60 anos de vida teve um gosto especial: "A cidade de Itapipoca me traz motivação porque sou de fora, de Tururu (município vizinho). Estou chegando agora e me sinto em casa, buscando entrar na cultura local".

O sentimento é compartilhado pela soprano Geovana Santos. "Foi maravilhoso. São pessoas extremamente talentosas, capacitadas e esforçadas. Para mim, foi uma experiência ímpar", diz a estudante.
Próxima apresentação
No próximo dia 19 de agosto, o espetáculo será apresentado gratuitamente em Sobral, no Theatro São João (Praça São João, 156 - Centro), a partir das 19h. Todos os 30 participantes estarão presentes, incluindo cantores principais, alunos do coral e instrumentistas (bateria, baixo, violão, violino e teclado).