Conquista inédita
Egresso da Licenciatura em Física conclui mestrado pela USP
Willer Frank Oliveira é primeiro ex-aluno do campus a tornar-se mestre
Publicada por Larissa Albuquerque em 17/07/2025 ― Atualizada em 17 de Julho de 2025 às 19:02
O egresso do IFCE de Itapipoca Willer Frank de Sousa Oliveira concluiu, nesta quarta-feira (16), o mestrado na Pós-graduação em Física teórica e experimental do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), vinculado à Universidade de São Paulo (USP).

Graduado em Licenciatura em Física no ano de 2023, Willer é o primeiro egresso do campus a tornar-se mestre. A pesquisa da tese foi realizada na área de física da matéria condensada e é intitulada "Regimes de acoplamento plásmon-éxciton em monocamadas de MoS2 sobre grades de ouro: uma análise de reflectância via simulações FDTD". A orientação é do professor Euclydes Marega Junior.
A escolha do tema, segundo Willer, teve influência do professor da graduação Fernando Wellysson Sobreira, que já havia realizado o doutorado nessa área na mesma instituição paulista. "Ele foi um grande motivador para que eu viesse e seguisse o sonho de entrar em uma carreira acadêmica", afirma o egresso.
Quando fez a seleção para o mestrado, o itapipoquense conseguiu aprovação também em outras instituições de renome nacional, como a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), mas decidiu seguir essa etapa da vida em São Paulo.
Com a conquista, vieram também os desafios de sair da terra natal para estudar em uma das maiores pós-graduações em Física do país. "É muito gratificante estar em um curso prestigiado, mas em contrapartida existe uma cobrança natural. Tinha a pressão de estar longe de casa, mas com o tempo você vai vendo que consegue fazer as coisas darem certo", conta.
O cearense destaca que os aprendizados adquiridos na graduação foram essenciais para essa experiência.
Sem o IFCE não teria como ter vindo. O IF me deu competências para lidar com as matérias. Os professores são excelentes e foram uma inspiração para que eu viesse fazer a pós.
Agora o plano de Willer é dar continuidade à pesquisa realizada durante o mestrado. Ele já foi aprovado para o doutorado da pós-graduação do Instituto de Física de São Carlos e, nos próximos anos, deve aprofundar os estudos na área de física da matéria condensada.