Pesquisa no IFCE
Projetos do IFCE Iguatu são aprovados no Programa de Produtividade em Pesquisa da FUNCAP
Cada projeto aprovado contempla três bolsas de iniciação científica destinadas a estudantes de graduação
Publicada por Amanda Alboino em 09/05/2025 ― Atualizada há 1 semana, 3 dias
Dois projetos de pesquisa coordenados por docentes do Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus Iguatu foram aprovados no Edital FUNCAP nº 11/2024, vinculado ao Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e Inovação Tecnológica (BPI).
O programa tem como objetivo conceder bolsas a pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino e pesquisa localizadas em municípios do interior do Estado. A iniciativa visa incentivar a produção científica e tecnológica, estimular a fixação de pesquisadores nas regiões interioranas e promover o desenvolvimento econômico e social.
Pesquisas contempladas

O primeiro projeto aprovado tem como título “Cultivo de tomate cereja sob diferentes ambientes de cultivo e ferramentas de manejo da irrigação”, sob coordenação do professor Dr. Carlos Newdmar Vieira Fernandes. A pesquisa busca estudar os efeitos de diferentes ambientes de cultivo (campo aberto e casa de vegetação), variações nas lâminas de irrigação e índices de estresse hídrico na cultura do tomate cereja em clima semiárido. A proposta inclui a realização de dois experimentos que visam gerar recomendações técnicas para o manejo racional da irrigação, com foco no uso eficiente da água e na preservação dos recursos naturais.
Para Newdmar, “Além de gerar informações que vão ser utilizadas pelos produtores da região, o projeto contribuirá para o desenvolvimento de estudantes, que serão bolsistas de iniciação científica, contribuindo, assim, para a formação integral desses estudantes”, diz.

O segundo projeto aprovado é intitulado “Modelos de sistemas integrados e tecnologias de manejo para a sustentabilidade da produção animal no Semiárido”, coordenado pelo professor Dr. Marcos Neves Lopes. A pesquisa vai avaliar doze estratégias de cultivos integrados, definidas a partir de diferentes combinações de palma forrageira, gliricídia e sorgo, associadas a três modalidades de adubação. O objetivo é identificar sistemas produtivos que melhorem a eficiência no uso da água e do solo, aumentem a produtividade e garantam a viabilidade econômica e ambiental da pecuária no Semiárido.
De acordo com o professor Marcos, “A pesquisa oferecerá aos produtores do Semiárido modelos de sistemas integrados que aumentem a produtividade das plantas forrageiras e reduzam o uso de concentrados na alimentação animal, diminuindo custos e promovendo a sustentabilidade da pecuária", diz.
Cada projeto aprovado contempla três bolsas de iniciação científica destinadas a estudantes de graduação, além de recursos financeiros para custeio das atividades de pesquisa e bolsa de produtividade para o coordenador.
- Palavras-chave:
- Pesquisa IFCE Iguatu