Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

IFCE de Iguatu lança edital para cursos técnicos

Todos os cursos, integrados e subsequentes, são gratuitos. A forma de seleção é por meio da análise do histórico escolar do candidato

Publicada em 05/11/2019 Atualizada há 3 meses, 1 semana

O Instituto Federal do Ceará do campus Iguatu acaba de lançar mais um edital de cursos técnicos gratuitos para quem já concluiu ou vai cursar o Ensino Médio em 2020. As oportunidades são para os cursos de: Informática (integrado – 30 vagas; subsequente – 30 vagas), Comércio (subsequente – 40 vagas), Zootecnia (subsequente – 40 vagas), Agroindústria (integrado – 40 vagas, subsequente – 40 vagas),  Agropecuária (integrado – 40 vagas; subsequente – 40 vagas) e Nutrição e Dietética (integrado – 40 vagas; subsequente – 40 vagas).

Para participar, os interessados devem acessar o edital no site do Q-Seleção, acessar o link "Processo Seletivo 2020.1 - Multicampi (Cursos Técnicos)", entre os dias 7 e 25 de novembro de 2019, ler o edital e clicar no link para se inscrever. Após esse procedimento, o candidato (ou representante do candidato) deve levar a documentação prevista no edital ao campus para concluir a inscrição presencialmente. A lista de documentos necessários pode ser conferida no edital do Processo Seletivo.

Podem participar da seleção pessoas que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio (no caso da inscrição em cursos subsequentes) e pessoas que estão concluindo ou já concluíram o Ensino Fundamental em instituição pública ou privada (no caso dos cursos integrados). A forma de seleção é por meio da análise do histórico escolar, cujas notas serão preenchidas no ato da inscrição conforme o edital. Ou seja, não há prova.

Após a inscrição pela internet, os candidatos devem comparecer ao campus para entregar a documentação prevista no edital e garantir a efetivação de sua inscrição. Os documentos serão recebidos das 7h às 22h no Departamento de Ensino (unidade Cajazeiras) e na Secretaria de Registros Acadêmicos (unidade Areias) entre os dias 7 e 26 de novembro.

Acesse o Q-Seleção: qselecao.ifce.edu.br

Documentos necessários para a inscrição (entregar no campus após a inscrição pela internet):

1) Protocolo de Inscrição gerado após o preenchimento do formulário de inscrição;
2) Histórico do Ensino Médio completo (original e cópia), no caso das inscrições para cursos subsequentes; Histórico do Ensino Fundamental completo (original e cópia), no caso de inscrição cursos integrados; ou documento equivalente válido;
3) Documento* oficial de identificação com foto e assinatura (original e cópia).

*É obrigatório que o candidato possua CPF próprio.


Documentos obrigatórios para a pré-matrícula (apenas para aprovados e classificáveis):

1) Ficha de pré-matrícula, totalmente preenchida e sem rasuras (disponibilizada no campus e no site do Q-seleção), e nela colar uma foto 3x4 recente e de frente no espaço reservado para esse fim.

2) Fotocópia, acompanhada do original, dos seguintes documentos:

a) Carteira de identidade;
b) CPF;
c) Comprovante de quitação eleitoral, se maior de 18 anos (é possível obter certidão de quitação eleitoral no site do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará);
d) Certificado de quitação com o serviço militar, se do sexo masculino;
e) Comprovante de endereço;

 Se cotista:

9) Formulário de informação de renda (anexo II) acompanhado de documentação comprobatória;
10) Em caso de deficiência: laudo médico indicando o tipo, o grau e nível da deficiência. 

________

Passo a passo da inscrição:

1) Acesse o site do Q-Seleção no período de 7 de novembro de 2019 a 25 de novembro de 2019, clique no item “Processo Seletivo 2020.1 - Multicampi (Cursos Técnicos)”. DicaApertando as teclas “Crtl”  e “F”, você pode pesquisar rapidamente na página o item pretendido.

 2) Leia os itens disponíveis na coluna do lado direito, especialmente onde se lê "Edital de Abertura” e se certifique que compreendeu todas as etapas e critérios de inscrição e seleção.

 3) Clique no item “Fazer Inscrição” (do lado esquerdo da página). Preencha seus dados no sistema, salve e imprima o protocolo de inscrição gerado ao final.

 4) Com o protocolo de inscrição em mãos, você já pode vir ao campus trazendo sua documentação (original e cópia). Na unidade Cajazeiras você pode entregar no Departamento de Ensino das 7h às 22h. Na unidade Areias, o recebimento dos documentos ocorre na Secretaria de Registros Acadêmicos também no mesmo horário.

 5) Após a entrega dos documentos, acompanhe a página do Q-Seleção. O resultado final, após os recursos, será divulgado no dia 11 de dezembro. DicaAcesse o item “Meus Resultados”, do lado esquerdo da tela.