Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

IFMaker

Estudantes desenvolvem sinalização acessível através do IFMaker

O projeto tem parceria com Napne e foi expandido para as duas unidades do campus

Publicada por Amanda Alboino em 30/04/2025 Atualizada há 6 dias, 10 horas

Estudantes do 6º semestre do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do IFCE Campus Iguatu desenvolveram projeto de sinalização acessível por meio do IFMaker, laboratório Multidisciplinar orientado pelo coordenador do curso Emannuel Diego. A iniciativa surgiu a partir da necessidade identificar os espaços do bloco onde o IF Maker está localizado.

Assim, Marcus Vinícius e Yuri Costa, que já tinham algumas experiências com a máquina de corte a laser, resolveram fazer alguns testes com portas que seriam descartadas pelo campus. A ideia deu tão certo que o projeto expandiu e passou incorporar também a sinalização de todos os ambientes das unidades Areias e Cajazeiras. Além disso as placas passaram a incluir também informações Braille e Libras, com apoio e orientação do Núcleos de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE).

Além do desenvolvimento técnico, os dois estudantes têm atuado como instrutores em cursos e oficinas promovidas no laboratório, ampliando a formação prática dos participantes. O IFMaker atua como espaço de desenvolvimento de projetos nas áreas de computação, eletrônica, mecânica e serralheria, recebe a participação de estudantes de diferentes cursos, incluindo Química e Geografia. O laboratório também oferece capacitações como cursos de impressão 3D e oficinas para visitantes externos.

Sobre a Cultura Maker

A cultura maker se sustenta na ideia do “Faça Você mesmo” e do “aprender fazendo”, que incentiva as habilidades do indivíduo em criar, fabricar, consertar e modificar objetos com as próprias mãos. Na educação, utiliza-se a filosofia do “Movimento Maker” para promover atividades e ambientes de ensino que sejam estimulantes e desafiadoras. Assim, o estudante torna-se protagonista do seu próprio processo de aprendizagem ao desenvolver projetos e buscar soluções de problemas por meio da colaboração entre grupos.

Palavras-chave:
NAPNE Acessibilidade Inovação IFMaker

Notícias relacionadas