Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Pesquisa

Docente do IFCE Iguatu publica artigo em revista Qualis A1 da área de Serviço Social

Texto analisa os impactos das tecnologias digitais no mundo do trabalho e os desafios contemporâneos para o Serviço Social

Publicada por Amanda Alboino em 05/02/2026 Atualizada em 5 de Fevereiro de 2026 às 15:55

Roberta Menezes
Roberta Menezes

A professora Roberta Menezes Sousa, do curso de Bacharelado em Serviço Social do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Iguatu, é uma das autoras de um artigo publicado na Revista Temporalis, periódico científico da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), classificado como Qualis A1, o mais alto nível de avaliação da Capes.

O artigo, intitulado “A nova racionalidade do trabalho e os desafios para o Serviço Social: as contribuições da Revista Temporalis nº 48 para o debate no contexto das TICs”, foi escrito em coautoria com as professoras Erlenia Sobral do Vale (UECE) e Juliana Iglesias Melim (UFES). O trabalho analisa criticamente como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm reconfigurado o mundo do trabalho e imposto novos desafios à atuação profissional do Serviço Social.

Publicado na edição mais recente da revista, o texto dialoga com os 25 anos da Temporalis e destaca as contribuições da coletânea nº 48, dedicada a discutir os impactos das tecnologias digitais sobre os trabalhadores e sobre as políticas sociais. A análise evidencia como processos como automação, plataformização, intensificação do trabalho e controle por métricas digitais afetam as condições de trabalho, a organização política da classe trabalhadora e, de modo específico, o exercício profissional dos assistentes sociais.

O artigo também chama atenção para os efeitos dessas transformações sobre grupos historicamente mais vulnerabilizados, abordando recortes de gênero e raça e destacando a sobrecarga imposta às mulheres, especialmente às mulheres negras, no contexto da reestruturação produtiva e da ampliação do trabalho mediado por tecnologias digitais. Outro ponto central do texto é a discussão sobre a intensificação do trabalho docente e os impactos do uso das TICs na educação superior pública.

A Revista Temporalis é editada semestralmente, possui circulação nacional e internacional e é reconhecida como um dos principais periódicos da área de Serviço Social no Brasil. O artigo está disponível em acesso aberto e pode ser consultado gratuitamente no portal de periódicos da revista.

Acesse o artigo: https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/49870
DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2025v25n50p157-169