Pesquisa
Docente do IFCE Iguatu publica artigo em revista Qualis A1 da área de Serviço Social
Texto analisa os impactos das tecnologias digitais no mundo do trabalho e os desafios contemporâneos para o Serviço Social
Publicada por Amanda Alboino em 05/02/2026 ― Atualizada em 5 de Fevereiro de 2026 às 15:55

A professora Roberta Menezes Sousa, do curso de Bacharelado em Serviço Social do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Iguatu, é uma das autoras de um artigo publicado na Revista Temporalis, periódico científico da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), classificado como Qualis A1, o mais alto nível de avaliação da Capes.
O artigo, intitulado “A nova racionalidade do trabalho e os desafios para o Serviço Social: as contribuições da Revista Temporalis nº 48 para o debate no contexto das TICs”, foi escrito em coautoria com as professoras Erlenia Sobral do Vale (UECE) e Juliana Iglesias Melim (UFES). O trabalho analisa criticamente como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm reconfigurado o mundo do trabalho e imposto novos desafios à atuação profissional do Serviço Social.
Publicado na edição mais recente da revista, o texto dialoga com os 25 anos da Temporalis e destaca as contribuições da coletânea nº 48, dedicada a discutir os impactos das tecnologias digitais sobre os trabalhadores e sobre as políticas sociais. A análise evidencia como processos como automação, plataformização, intensificação do trabalho e controle por métricas digitais afetam as condições de trabalho, a organização política da classe trabalhadora e, de modo específico, o exercício profissional dos assistentes sociais.
O artigo também chama atenção para os efeitos dessas transformações sobre grupos historicamente mais vulnerabilizados, abordando recortes de gênero e raça e destacando a sobrecarga imposta às mulheres, especialmente às mulheres negras, no contexto da reestruturação produtiva e da ampliação do trabalho mediado por tecnologias digitais. Outro ponto central do texto é a discussão sobre a intensificação do trabalho docente e os impactos do uso das TICs na educação superior pública.
A Revista Temporalis é editada semestralmente, possui circulação nacional e internacional e é reconhecida como um dos principais periódicos da área de Serviço Social no Brasil. O artigo está disponível em acesso aberto e pode ser consultado gratuitamente no portal de periódicos da revista.
Acesse o artigo: https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/49870
DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2025v25n50p157-169