PGTGA - Área do discente
Corpo discente
Requisitos para titulação
- O aluno deve cumprir a totalidade de 24 créditos em disciplinas com aprovação e 6 créditos em dissertação;
- Aprovação no exame de proficiência em Língua Inglesa;
- Submeter no mínimo um artigo em revista científica nacional ou internacional recomendada como qualis A (A1-A4) na área de Engenharias 1 da CAPES;
- Aprovação na qualificação e defesa da dissertação.
Obs.: O curso tem duração de 24 meses, com prazo máximo de até 30 meses para a defesa da dissertação.
Entrega de dissertação
O(A) discente titular da Dissertação deve abrir um requerimento no SEI IFCE, no perfil de membro externo.
E deve anexar separadamente ao processo:
- Dissertação (Gerador de Ficha Catalográfica)
- Ata de Defesa de Dissertação;
- Recibo de Nada Consta da Biblioteca (emitido pela Biblioteca presencialmente ou online no perfil de usuário (clique aqui)
- Termo de Autorização para Disponibilizar Trabalho Final no Repositório Institucional do IFCE (clique aqui);
- Declaração concordância orientador;
- Declaração certificação de fidedignidade;
- Declaração autorização de divulgação na internet PGTGA.
Encerra (Biblioteca)
Emissão e anexação da Declaração de Validação da Dissertação ao respectivo Processo SEI.
Solicitação de diploma
Apenas nessa etapa é possível solicitar declaração de conclusão de curso.
Inicia (Protocolo/SEI IFCE)
O(A) discente titular do direito a Diploma deve abrir um requerimento no SEI IFCE, no perfil de membro externo.
E deve anexar ao processo:
- Documento de Identidade ou da Carteira Nacional de Estrangeiros/RNE (para estrangeiros)
- Certidão de nascimento ou casamento (APENAS se houver divergência na acentuação e/ou cedilha entre o seu RG e o nome que consta na Certidão)
- Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Comprovante quitação serviço militar (homens entre 19 e 45 anos)
- Título Eleitor
- Comprovante de quitação eleitoral
- Declaração de validação da submissão de dissertação emitida pela Biblioteca do IFCE - Campus Fortaleza
- Certificado ou Comprovante de Exame de Proficiência em língua estrangeira, conforme regimento do programa de Pós-Graduação.
Encerra (Secretaria)
Entrega do Diploma ao requerente na Secretaria de Pós-Graduação e anexação do Recibo de Entrega assinado ao respectivo Processo SEI.
Orientações para agendamento de defesa e qualificação
Para oficialização solicitamos que seja encaminhado:
- Formulário preenchido para composição da comissão julgadora de banca de mestrado PGTGA e Solicitação assinado pelo candidato e o orientador (modelos de formulários disponíveis para Defesa e Exame de qualificação);
- Formulário preenchido para cadastro de docente externo ao PGTGA (modelo disponível em Documentos) caso ele não possua cadastro no programa;
- Uma cópia do trabalho (Dissertação ou Projeto no caso de qualificação em pdf);
- Documento de comprovação de proficiência para solicitação de defesa (se foi realizado no IFCE, não é necessário) apenas informar;
- Documento de comprovação de submissão de artigo em revista com o Qualis pelo menos B2 na área de Engenharias I.
- O discente deve ter finalizado todos os créditos necessários e realizado exame de proficiência e qualificação com aprovação para o agendamento da Defesa.
- A formalização deve ser realizada via SEI pelo orientador ou por e-mail a Coordenação do PGTGA.
Orientações para defesa virtual
- Deve ser realizada por meio da plataforma virtual Google Meet e agendado pelo orientador com seu e-mail institucional; o mesmo deve enviar o link para os participantes; recomenda-se agendar um teste anterior à data da defesa para verificar se todos estão se conectando sem problemas.
- O convite com o link deve ser enviado também ao e-mail da Coordenação do PGTGA, o qual será incluído na agenda de eventos do programa em sua página virtual, de forma que se garanta que a mesma está sendo realizada de forma pública, assim os que desejarem podem acessar e assistir.
- Solicitamos aos membros da banca, os quais não tem cadastro no SEI do IFCE que realizem o cadastro como usuário externo visando a assinatura da ATA.
Outros formulários
Publicada em 22 de Maio de 2025 às 12:09 ― Atualizada em 6 de Junho de 2025 às 23:02