AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Relatório da CPA aponta avanços e desafios em Fortaleza
Comunicação institucional e responsabilidade ambiental foram destaques entre as potencialidades
Publicada por Jailson Neves em 23/06/2025 ― Atualizada há 1 dia, 12 horas
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do campus de Fortaleza do IFCE divulgou seu relatório parcial referente ao ano de 2024, com base nas respostas de docentes, discentes e técnicos administrativos. O documento traça um panorama sobre as dimensões institucionais avaliadas e oferece subsídios importantes para o aprimoramento contínuo da gestão acadêmica e administrativa do campus.

Entre as principais potencialidades identificadas, estão a coerência entre os objetivos institucionais e o contexto social local, a imagem positiva da instituição junto à sociedade e os esforços de preservação ambiental. As ações de comunicação externa e a promoção da cidadania crítica e reflexiva entre os estudantes também foram bem avaliadas, refletindo o compromisso da instituição com sua missão social. O relatório apontou que a comunidade reconhece como positivas as estratégias de comunicação estabelecidas pela instituição.
Um desafio apontado pelo relatório foi a participação da comunidade acadêmica nos processos de planejamento institucional, como a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Plano Anual de Ações (PAA) e as ações de inclusão e combate a formas de assédio. Além disso, a comunidade apontou a necessidade de melhoras no que diz respeito às políticas de acessibilidade.
Já a política de pessoal do campus se destacou no quesito relações interpessoais, indicando haver respeito e confiança entre servidores e estudantes e um ambiente institucional saudável no ponto de vista das relações humanas.
No aspecto de quantitativo de servidores, houve o apontamento de fragilidade, assim como as políticas de capacitação funcional e qualidade de vida. Vale salientar que, no quesito contratação de servidores, o IFCE seleciona novos servidores (docentes e técnicos administrativos) por meio de concurso público, porém para a realização do certame, é necessário que aconteça a liberação de vagas por parte do Ministério da Educação (MEC).
De acordo com a presidente da CPA do campus de Fortaleza, Tarciclê Pontes Rodrigues, é importante que a comunidade acadêmica desenvolva uma cultura de avaliação e participação efetiva nesses processos. “O IFCE se diferencia das demais instituições de ensino no Brasil por ofertar ensino desde o nível médio integrado até a pós-graduação. Este destaque é relevante para se considerarem os desafios específicos de orçamento, gestão, planejamento e ações para o ensino, a extensão e a pesquisa em uma instituição com demandas tão específicas e diversificadas”, destacou a docente.
O relatório será utilizado como subsídio para a elaboração de planos de ação com foco em aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos pelo IFCE Fortaleza. Para acessar o relatório completo, clique aqui.