Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Programa Mulheres Mil oferta curso de Pintura em Tecidos

Ao todo são ofertadas 28 vagas totalmente gratuitas

Publicada por Jailson Neves em 17/09/2025 Atualizada em 17 de Setembro de 2025 às 15:49

Estão abertas, até o próximo dia 26 de setembro, as inscrições para a seleção de estudantes para o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Pintura em Tecido, ofertado pelo Programa Mulheres Mil/Pronatec.

A iniciativa é voltada exclusivamente para mulheres cisgênero, mulheres transgênero e travestis a partir de 16 anos, em situação de vulnerabilidade social e econômica, inscritas no Cadastro Único e com escolaridade mínima de ensino fundamental I incompleto. Também podem inscrever-se candidatas que sejam vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral, conforme especificado no edital.

O curso será ofertado na modalidade presencial no campus de Fortaleza (Av. Treze de Maio, no bairro Benfica). Ao todo, estão disponíveis 28 vagas para o turno da tarde (das 13h30 às 15h30 e das 16h às 18h), sendo 5% reservadas a pessoas com deficiência. As aulas terão início em 7 de outubro e seguirão até 19 de dezembro de 2025, de terça a sexta-feira, com carga horária total de 160 horas.

As candidatas selecionadas terão direito a auxílio estudantil, no valor de R$ 5,00 por hora de aula, totalizando R$ 20,00 por dia de frequência, pago via ordem bancária em conta no nome da estudante. Além disso, todo o material pedagógico necessário será fornecido gratuitamente pelo IFCE, garantindo condições adequadas para a formação.

O processo seletivo será realizado com base na análise do formulário de inscrição e da documentação exigida, levando em conta critérios socioeconômicos, faixa etária, cor/etnia, escolaridade e renda per capita. A lista final das selecionadas será publicada no dia 1º de outubro.

As estudantes que concluírem o curso com pelo menos 75% de frequência receberão certificação emitida pelo IFCE. O Programa Mulheres Mil busca ampliar oportunidades de inclusão produtiva e social, promovendo qualificação profissional a mulheres em contextos de vulnerabilidade.

As inscrições devem ser realizadas por meio do formulário eletrônico. Para conferir mais informações, acesse o edital.

Por Rafael Oliveira – campus de Fortaleza