Resultado
Cursos de pós-graduação de Fortaleza são destaque em avaliação da Capes
Resultados destacam evolução do PGECM e do ProfEPT e a excelente nota de estreia do RENOEN
Publicada por Rafael Ferreira em 22/01/2026 ― Atualizada em 22 de Janeiro de 2026 às 16:17
O campus de Fortaleza conseguiu ótimas notas com os seus cursos de mestrado e doutorado na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) referente ao período de 2021 a 2025. Dos oito programas ofertados pelo campus, 7 obtiveram nota 4, inclusive o Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), que passou por sua primeira avaliação.

O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) e o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) também foram destaques, pois subiram da nota 3 para a 4 em relação à última avaliação.
A diretora-geral do campus de Fortaleza do IFCE, Adriana Guimarães, comemorou o resultado e ressaltou o apoio que a gestão oferece à área de pós-graduação. “A pós-graduação do campus Fortaleza tem se consolidado como um espaço estratégico para a produção científica, a formação qualificada e a inovação, contribuindo de forma decisiva para o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão. Os excelentes resultados obtidos pelos programas ofertados na avaliação do MEC evidenciam a seriedade do trabalho desenvolvido, a competência do corpo docente e o impacto positivo dessas ações na formação profissional e no desenvolvimento social, reafirmando o compromisso institucional com a qualidade e a excelência acadêmica”, disse Adriana celebrando o resultado.
Para a diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus de Fortaleza, Rejane Sá, os resultados refletem o esforço coletivo dos docentes e discentes. “A elevação da nota de um programa de pós-graduação e a permanência com nota elevada na avaliação da Capes representam a consolidação acadêmica e o reconhecimento da qualidade da formação ofertada. Esse avanço reflete diretamente o trabalho coletivo, a dedicação e o comprometimento dos professores, pesquisadores e alunos, que, por meio da produção científica qualificada, da melhoria dos processos formativos e do fortalecimento da pesquisa, contribuem para o crescimento do programa. Este resultado é fruto de um esforço contínuo e colaborativo, essencial para fortalecer a pós-graduação e ampliar seu impacto acadêmico e social”, afirmou a docente.
Karine Portela, coordenadora do Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), celebrou a primeira avaliação do programa. “O resultado da primeira avaliação quadrienal indica que o programa atende aos critérios nacionais de qualidade da pós-graduação stricto sensu, com destaque para a formação de recursos humanos, projeto pedagógico e a produção intelectual. Trata-se de um desempenho particularmente significativo por ocorrer no momento de formação dos primeiros doutores titulados pelo IFCE, evidenciando bases sólidas para o avanço do curso, a ampliação da inserção nacional e internacional e o fortalecimento do impacto científico e social das pesquisas, reafirmando o compromisso coletivo do corpo docente, discente e da instituição com a excelência acadêmica”, explicou a coordenadora.
Para Maria Cleide da Silva Barroso, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM), a elevação da nota de 3 para 4 é um sinal que o trabalho tem sido feito com qualidade. “Esse resultado reafirma a solidez acadêmica, o rigor na formação de profissionais qualificados, o comprometimento de todos os que compõem o programa e o impacto significativo de nossas ações na sociedade. A nota 4 não é apenas um reconhecimento externo, é um legado histórico, um compromisso renovado com a excelência, a inovação e a transformação educacional. Sem dúvidas, é fruto do esforço e do trabalho incansável e integrado de docentes, discentes, egressos, corpo técnico-administrativo, colaboradores, Diretoria de Pesquisa, Diretoria de Ensino e Diretoria-geral, Pró-reitoria de Pesquisa, que contribuíram com dedicação para o planejamento, execução e aprimoramento contínuo do programa”, comentou Cleide.
Já Francisco José de Aquino, coordenador do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), destacou o avanço o programa teve nos últimos anos. “A elevação do ProfEPT da nota 3 para a nota 4 na avaliação da Capes é uma conquista que merece ser amplamente comemorada por toda a Rede e, em especial, pelo IFCE. Esse resultado reconhece o amadurecimento acadêmico e institucional do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, consolidando sua relevância na formação de sujeitos que pensam criticamente a EPT e produzem intervenções qualificadas na realidade educacional brasileira. Esse é resultado de um esforço coletivo: professores, alunos e a gestão campus de Fortaleza do IFCE, além de toda a Rede. Nossa responsabilidade agora é maior, pois o desafio agora é manter essa nota 4 e, em um futuro próximo, poder oferecer um doutorado em EPT”, declarou o docente.
O sistema de avaliação da Capes é o principal instrumento para medir a qualidade dos cursos de pós-graduação no Brasil. Entre os critérios considerados, estão a produção científica, o impacto social, a internacionalização e o nível de formação dos docentes. As informações são coletadas por meio da Plataforma Sucupira e analisadas por comissões de especialistas, com parecer final do Conselho Técnico-Científico da instituição.
Confira abaixo as notas obtidas por todos os cursos de pós-graduação do campus de Fortaleza do IFCE
Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) – Nota 4
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) – Nota 4
Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) – Nota 4
Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) – Nota 4
Programa de Pós-graduação em Engenharia de telecomunicações (PPGET) – Nota 3
Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) - Nota 4
Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão Ambiental (PGTGA) - Nota 4
Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (ProfNIT) - Nota 4