ASFALTO
Pesquisa sugere aprimoramento de pavimentação sustentável
Os estudos apontam uso de resíduo siderúrgico como alternativa sustentável para agregados naturais na pavimentação
Publicada por Rafael Ferreira em 18/08/2025 ― Atualizada em 19 de Agosto de 2025 às 10:11
Professores do campus de Fortaleza do IFCE desenvolveram estudos que podem aprimorar a pavimentação sustentável no Brasil. A pesquisa avaliou o uso do agregado siderúrgico produzido pelo processo Baosteel’s Slag Short Flow (BSSF), da ArcelorMittal – Pecém, como substituto parcial da brita natural na pavimentação rodoviária, considerando aspectos mecânicos, técnicos, ambientais e econômicos.
Nas misturas asfálticas, o BSSF substituiu agregados naturais e foi comparado a composições convencionais de concretos. O material também foi aplicado como estabilizante de solo para camadas de base e sub-base em diferentes proporções. Os resultados mostraram que as misturas solo-BSSF apresentaram menor expansão e bom comportamento estrutural, tornando-se adequadas para uso em rodovias.

Os estudos foram conduzidos pelas professoras Juceline Bastos e Teresa Raquel Farias com coorientação do professor Gemmelle Santos e coautoria do professor Rinaldo Araújo. Também participaram da pesquisa as mestrandas Lívia Ingrid Costa, Maria Bárbara Caúla, Júlia Borges, além dos graduandos Ligia Holanda, Ygor Holanda e Roberta Gomes, todos do IFCE. O trabalho contou ainda com a parceria dos professores Jorge Soares, Lucas Babadopulos e Iuri Bessa da Universidade Federal do Ceará (UFC). As pesquisas indicam que o BSSF pode contribuir para a economia de recursos naturais, a valorização de resíduos industriais e a promoção de soluções mais sustentáveis para a infraestrutura viária do País.

De acordo com Juceline Bastos, a pesquisa tem como principal relevância não apenas o avanço técnico e econômico na avaliação do uso do BSSF na pavimentação, mas também o enfrentamento de uma preocupação ambiental central da atualidade: o potencial risco de lixiviação de metais e compostos tóxicos provenientes de agregados siderúrgicos. “O estudo demonstrou que o BSSF, em condições controladas, apresenta comportamento ambientalmente seguro, atendendo aos principais padrões nacionais e internacionais. Ao desmistificar parte dos receios quanto à toxicidade metálica desse material, a pesquisa oferece respaldo para sua adoção em projetos sustentáveis de infraestrutura viária, promovendo a reutilização de resíduos industriais, a conservação de recursos naturais e a mitigação de impactos ambientais”, destacou a docente.

Composto principalmente por óxidos de cálcio, ferro e silício, o BSSF demonstrou resistência à desintegração e boa adesão ao ligante asfáltico. Nos testes mecânicos, todas as formulações atenderam aos requisitos mínimos de resistência, variando a rigidez e a durabilidade de acordo com o tipo de ensaio e a temperatura. Em alguns casos, o uso do resíduo aumentou a vida de fadiga e reduziu a deformação do pavimento; em outros, apresentou comportamento semelhante ao de referência.

Além do bom resultado técnico, o material foi classificado como não perigoso do ponto de vista ambiental, mesmo em condições extremas.
Por Rafael Oliveira - campus de Fortaleza