Pesquisa
Mestrado em Artes seleciona para turma especial Produção e Gestão Cultural em Artes
Curso é ofertado em parceria com o Instituto de Cultura e Arte da UFC e com a Fundação Itaú
Publicada por Lidia Lima em 12/02/2026 ― Atualizada em 13 de Fevereiro de 2026 às 11:23
O Instituto Federal do Ceará - campus de Fortaleza divulga o período de inscrições para a turma especial do Mestrado Profissional em Artes, ofertada em parceria com o Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e com a Fundação Itaú. As vagas são exclusivamente para uma nova linha de pesquisa em Produção Cultural em Artes, e as disciplinas optativas do mestrado serão todas voltadas para essa área de conhecimento. O ingresso é para o semestre letivo 2026.1.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de 20 de fevereiro, a partir das 9h (horário de Brasília), até 10 de março, às 18h, exclusivamente pela plataforma da Escola Fundação Itaú. O resultado final do processo seletivo está previsto para 28 de abril de 2026.
Ao todo, são ofertadas 40 vagas. Desse total, 20% são reservadas para candidatos negros (pretos e pardos) e indígenas (PPI) e 10% para pessoas com deficiência (PCD), conforme a política de ações afirmativas do IFCE e dos parceiros.
Com carga horária de 450 horas e duração prevista de 24 meses, o curso será realizado na modalidade presencial, em formato modular, integrando também atividades on-line síncronas e assíncronas. As aulas ocorrerão na sala do Mestrado em Artes do IFCE no IFCE - campus de Fortaleza e no Instituto de Cultura e Arte da UFC.
O Mestrado Profissional em Artes tem como objetivo formar docentes, artistas e pesquisadores qualificados para atuar na docência e na pesquisa em Artes, contribuindo para o fortalecimento do ensino, da produção de conhecimento e do desenvolvimento técnico e tecnológico na área no Ceará.
Podem candidatar-se diplomados em cursos de graduação reconhecidos pelo MEC, nas áreas de Artes ou afins.
Etapas da seleção
O processo seletivo será composto por cinco etapas:
- Análise de documentos (eliminatória);
- Análise das respostas ao questionário (eliminatória);
- Avaliação da intenção de projeto de pesquisa e vídeo de apresentação (eliminatória);
- Defesa e arguição oral do projeto (eliminatória);
- Análise do currículo Lattes, considerando produções acadêmicas, artísticas e técnicas (classificatória).
O edital completo, com cronograma, documentação exigida e critérios de avaliação, está disponível no site do IFCE e na plataforma da Escola Fundação Itaú. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: selecao.ppgartes@fortaleza.ifce.edu.br.
Por Manuella Nobre (Fortaleza)