Tecnologia
Mecatrônica vence competição de canhões eletromagnéticos
Recorde da competição é de 10,19 metros
Publicada por Rafael Ferreira em 27/11/2025 ― Atualizada em 27 de Novembro de 2025 às 15:29
O campus de Fortaleza do IFCE promoveu, no último dia 21/11, no ginásio coberto Roberto Barreto, mais uma edição da Competição de Canhões Eletromagnéticos.
O objetivo do certame é impulsionar uma bolinha de ping pong à maior distância possível utilizando os princípios do eletromagnetismo. A disputa é dividida em dois níveis (Ensino Médio e Graduação) e reúne alunos, professores e amadores da eletricidade.
Nessa edição a equipe ganhadora foi formada pelos alunos da Engenharia de Mecatrônica: João Gabriel Batista de Holanda, Beatriz Serafim Silva, Helyson Péricles Lima de Oliveira, Emanuel Ferreira Viana e Angelo Mikaell Barbosa Ramos. Eles alcançaram a marca de 7,75 metros.
O recorde da competição continua pertencendo ao grupo (Júlio Pereira Brasil, Manoel Pedro Alves Neto, Tiago de Oliveira Endo Marques, Gustavo Cavalcante Colares) da Engenharia de Computação do IFCE Fortaleza, que alcançou a marca de 10,19 metros no primeiro semestre de 2025.
Confira abaixo a classificação completa da competição realizada no dia 21 de novembro.
1º lugar (7,75 metros): equipe de Engenharia de Mecatrônica formada por João Gabriel Batista de Holanda, Beatriz Serafim Silva, Helyson Péricles Lima de Oliveira, Emanuel Ferreira Viana e Angelo Mikaell Barbosa Ramos.
2º lugar (7,68 metros): equipe da Engenharia de Computação formada por Eduardo de Jesus Torres Souza, Caio Macilon Lima Carneiro, Giovana Bandeira de Castro, Gustavo Araújo Silva e Guilherme Tomé Frazão.
3º lugar (7,44 metros): equipe da Engenharia de Mecatrônica formada por Victor Almeida Marinho Rego, Luiz Isaac Pereira Sampaio, Joaquim Renato de Oliveira Nogueira, Zion Gabriel Santos de Lima e Pedro Airton Soares Figueiredo.
4º lugar (7,50 metros): equipe da Engenharia de Computação formada por Pedro Henrique Maurício Alves, Suzane Bianca da Silva Antunes Moura, Sergio Henrique Lobato Leal, Josué Levi Oliveira Lima e Leonardo de Queiroz Dias.
Por Rafael Oliveira - campus de Fortaleza