Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Incubadora é selecionada para capacitação da Virtus-CC

Iniciativa comtemplará apenas 15 incubadoras de todo o País

Publicada por Manuella Silva em 15/04/2025 Atualizada há 3 semanas

A Incubadora de Empresas do campus de Fortaleza do IFCE está entre as 15 incubadoras participantes da segunda fase do programa HA.IA 2.0 – Deep Techs, promovido pelo Centro de Competência EMBRAPII VIRTUS em Hardware Inteligente para a Indústria (VIRTUS-CC). A iniciativa reúne apenas 15 incubadoras de todo o Brasil, reconhecidas pelo trabalho com startups de base tecnológica avançada.

A seleção da incubadora do IFCE se deu pelo cumprimento de critérios, dentre eles a conclusão da fase anterior, o HA.IA 1.0, a apresentação de dois membros para participar da edição HA.IA 2.0 que tenham participado do HA.IA 1.0 em 2024 e a atuação com ao menos três startups Deep Techs associadas ao VIRTUS-CC. Pela Incubadora do campus de Fortaleza, foram reconhecidas as startups Luminiwere e Fábrica de Escolas (ambas graduadas) e a Salvus (associada), que integram o portfólio da instituição.

A coordenadora da Incubadora Maira Nobre destacou a importância desse curso. “As startups recém-graduadas terão a oportunidade de participar de uma aceleração que oferece mentorias técnicas e de negócios, workshops e conteúdos especializados para impulsionar seu crescimento. Além disso, terão acesso a networking com pesquisadores, empresas, fundos de investimento e atores do ecossistema de inovação, facilitando parcerias estratégicas. Acreditamos que essas condições proporcionarão um aproveitamento significativo, posicionando as startups de forma mais sustentável e competitiva no mercado.”

Com duração de quatro meses e formato online, o HA.IA 2.0 capacitará profissionais das incubadoras em áreas estratégicas como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Big Data e Biossensores. Além da formação, os participantes terão acesso ao ecossistema do VIRTUS-CC e poderão indicar startups para programas de aceleração tecnológica.

Por Rafael Oliveira (Fortaleza)