Conquista
IFCE forma primeiro TAE doutor em programa acadêmico da instituição
Jonathan da Silva apresentou tese inovadora que aborda tecnologias imersivas
Publicada por Rafael Ferreira em 04/12/2025 ― Atualizada em 4 de Dezembro de 2025 às 17:48
O Instituto Federal do Ceará celebrou, por meio do Doutorado Acadêmico em Ensino - polo IFCE da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), uma conquista histórica: formou o primeiro servidor técnico-administrativo em Educação (TAE) doutor da instituição em um programa de pós-graduação próprio da instituição.

A defesa de doutorado de Jonathan Felipe da Silva (servidor TAE ocupante do cargo de Técnico de Laboratório área Edificações do campus de Morada Nova) representa um marco, pois, além de concluir o doutorado no IFCE, o servidor também já havia concluído o mestrado na instituição, por meio do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).
Com a tese, intitulada “Desenvolvimento e análise de sequências didáticas para o ensino de Projeto Arquitetônico em cursos de Engenharia com tecnologias imersivas VAR-Learning”, Jonathan propõe e consolida o conceito de VAR-Learning, metodologia que integra Realidade Virtual e Aumentada ao ensino de Engenharia. O estudo analisou como essas tecnologias podem ampliar a visualização espacial, fortalecer o protagonismo discente e transformar práticas tradicionais em processos mais investigativos e participativos.
A pesquisa, orientada pelo professor Sandro César Silveira Jucá e coorientada pelo professor Solonildo Almeida da Silva, foi avaliada por uma banca composta pelos docentes Auzuir Ripardo de Alexandria (IFCE), Jefferson Queiroz Lima (IFCE), Francisco Kelsen de Oliveira (IF Sertão-PE), Renata Imaculada Soares Pereira (IFAL) e Diogo Pereira Bezerra (IFRN). Os resultados demonstram a eficácia pedagógica do modelo, com 90,2% dos estudantes reconhecendo o potencial das tecnologias imersivas e validação plena das sequências didáticas por especialistas, com Índice de Validade de Conteúdo igual a 1,00.
Para Jonathan, a conclusão do doutorado representa muito mais que um título acadêmico.
“Ser o primeiro TAE a concluir o mestrado e o doutorado ofertados pelo próprio IFCE reforça um sentimento de orgulho e superação. Minha trajetória mostra como o esforço contínuo e a busca por qualificação podem transformar realidades. Carrego comigo a emoção de abrir caminhos e inspirar outros colegas a acreditarem em seu potencial. Mais do que um título, espero que essa conquista simbolize um marco institucional”.
A coordenadora do Renoen no IFCE, professora Ana Karine Porterla, destacou que a titulação obtida por Jonathan Felipe serve de motivação para os servidores TAE. “É com orgulho e emoção que celebramos esse momento. Que ele inspire outros TAE a participarem do RENOEN IFCE, com a certeza de que é possível, sim, fazer ciência de qualidade a partir do Nordeste, com os saberes do Nordeste, para o Brasil e para o mundo.”
A defesa consolida a relevância do IFCE como ambiente de formação de excelência para servidores e estudantes, destacando a capacidade da instituição de produzir conhecimento inovador e proporcionar oportunidades de formação em diversos níveis de ensino.
Por Rafael Oliveira - campus de Fortaleza