Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Internacional

Fortaleza sedia Congresso de Formação de Professores de Ciências

Evento acontecerá entre os dias 8 e 10 de outubro

Publicada por Rafael Ferreira em 08/10/2025 Atualizada em 8 de Outubro de 2025 às 12:27

O campus de Fortaleza IFCE será sede, entre os dias 8 e 10 de outubro, do XI Congresso Internacional de Formação de Professores de Ciências, um dos mais tradicionais eventos acadêmicos da América Latina voltados à pesquisa e ao ensino de Ciências. O encontro, que chega pela primeira vez ao Brasil após dez edições em Bogotá (Colômbia), será realizado em formato híbrido, com participação presencial estimada em cerca de 600 pessoas e possibilidade de presença remota para convidados estrangeiros.

Promovido pelo IFCE em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), com a Universidad Pedagógica Nacional (UPN) e com a Universidad Distrital Francisco José de Caldas (UDJFC), o congresso busca ampliar o diálogo entre o campo científico da formação docente e a prática escolar. O evento reunirá professores da educação básica e da superior, pesquisadores, estudantes de licenciatura e de pós-graduação, além de educadores de diversos países da América Latina.

congresso Formação de Professores
congresso Formação de Professores

Com mais de duas décadas de existência, o Congresso se consolidou como referência internacional na área, abordando ao longo dos anos temas como sustentabilidade ambiental, currículos escolares, concepções docentes e desafios da formação em tempos de crise. Em 2025, a edição brasileira enfatiza a dimensão política do ensino de Ciências e a valorização da docência em um momento em que as licenciaturas enfrentam desafios de evasão e desvalorização profissional.

A cerimônia de abertura ocorrerá no dia 8 de outubro, às 8h30, no auditório Nilo Peçanha do campus de Fortaleza, com a presença de autoridades do IFCE e de representantes das instituições organizadoras, seguida de apresentação cultural. A palestra inaugural será ministrada pelo professor Víctor Furci (Universidad Pedagógica Nacional, Argentina), com o tema “A dimensão política e o impacto docente no ensino de Ciências”, mediada por Maria Cleide da Silva Barroso, docente do IFCE e coordenadora do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática.

A programação inclui simpósios, palestras, oficinas e sessões de apresentação de trabalhos que abordarão temáticas como práticas pedagógicas, alfabetização científica crítica, gênero e ciência, inteligência artificial na educação, sustentabilidade e políticas públicas para formação docente. Entre os destaques, estão a palestra “O porquê da ambientalização curricular na formação de professores de Ciências”, de Diana Lineth Parga (UPN, Colômbia), e a conferência “Como formar politicamente para a mudança?”, ministrada por Gonzalo Guerrero (Pontificia Universidad Católica de Chile).

Ao longo dos três dias, o público também poderá participar de oficinas práticas e mesas-redondas internacionais, com nomes como Suzani Cassiani (UFSC), Magnólia Florêncio (UFRN), Roque Ismael Güllich (UFFS), entre outros pesquisadores da Colômbia, Chile, México, Portugal e Argentina. As atividades ocorrerão em diversos espaços do campus de Fortaleza, com transmissão virtual para participantes estrangeiros.

O encerramento, no dia 10 de outubro, contará com a mesa-redonda “Formação política na formação de professores de Ciências: desafios e perspectivas”, que reunirá especialistas de quatro países, e uma apresentação cultural de encerramento. Na ocasião, também serão apresentadas as conclusões e as perspectivas para o XII Congresso Internacional, previsto para 2027.

Por Rafael Oliveira - campus de Fortaleza