Matemática
Fortaleza conquista 28 premiações na OBMEP 2025
Resultado confirma ótimo desempenho do campus em olimpíadas
Publicada por Rafael Ferreira em 24/12/2025 ― Atualizada em 25 de Dezembro de 2025 às 11:40
O campus de Fortaleza do IFCE obteve lugar de destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2025. Dos 31 estudantes que representaram o campus na competição, 28 foram premiados. Na etapa nacional, o campus conquistou uma medalha de prata, uma de bronze e 26 menções honrosas. Já na etapa estadual, foram 8 medalhas de bronze.

Para o coordenador de Olimpíadas da Área de Matemática do campus de Fortaleza, Isaac Ricarte, o resultado representa todo um trabalho de preparação que é feito junto aos alunos ao longo do ano. “Ficamos felizes com mais um expressivo resultado dos nossos alunos na OBMEP 2025, em particular com o Jonas, medalhista de prata em dois anos seguidos, além da medalha de bronze do Arthur Custódio e das 26 menções. Continuamos o trabalho na busca de novos talentos em Matemática. E com o Programa de Treinamento Olímpico Intensivo do IFCE (POTIFCE) do campus de Fortaleza, oferecemos um treinamento para que nossos alunos tenham mais chances de serem medalhistas, principalmente na OBMEP, pois as olimpíadas podem oportunizar um futuro melhor para eles."

Um dos destaques da competição foi o estudante do curso Técnico Integrado em Química. José Jonas Pinheiro, que obteve a medalha de prata na fase nacional da OBMEP 2015. Bastante feliz com o resultado, ele ressaltou o apoio que sempre recebeu do IFCE para participar das olimpíadas. " Sou muito grato a Deus por cada oportunidade e resultado que obtive. Recebi muito apoio do professor Isaac, do professor Renato e do Defimat durante o processo. A orientação e o apoio foi muito importante para tudo isso, assim como o trabalho na aplicação de cada prova", afirmou o discente.
Criada pelo IMPA em 2005 com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do MCTI e do MEC, a OBMEP é destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e tem como objetivo estimular o estudo da Matemática e revelar jovens talentos.
Por Rafael Oliveira - campus de Fortaleza