Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Cinema

Ex-aluna de Teatro vai concorrer ao Oscar 2026

Geane Albuquerque integra o elenco do filme O Agente Secreto

Publicada por Rafael Ferreira em 28/01/2026 Atualizada em 9 de Fevereiro de 2026 às 15:51

A ex-aluna da Licenciatura em Teatro Geane Albuquerque, que integra o elenco do filme O Agente Secreto, vai concorrer ao Oscar 2026. O longa-metragem recebeu 4 indicações para a premiação mais famosa do mundo cinematográfico nas seguintes categorias: Melhor filme, Melhor ator (Wagner Moura), Melhor filme Internacional e Melhor Direção de Elenco.

Geane - O Agente Secreto
Geane - O Agente Secreto

Na trama, a atriz cearense interpreta Elisângela, funcionária de uma repartição pública que trabalha com Marcelo (Wagner Moura). Eles protagonizam uma das cenas mais engraçadas da história, quando, na repartição em que trabalha com o personagem do ator baiano, em meio a um clima tenso, a mulher questiona: “O novato é casado e/ou aprecia a companhia de mulheres?

Integrante da 1ª turma de Licenciatura em Teatro, a intérprete de Elisângela se mostrou muito feliz com a possibilidade do filme ser premiado no Oscar. “Presenciar ‘O Agente Secreto’ chegar tão longe tem um valor que ultrapassa o cinema. Eu venho da formação pública, do IFCE, onde aprendi que arte é pesquisa, coletivo, território e resistência. Por isso, ver uma narrativa nordestina existindo no mundo ocupando tantos lugares é não só emocionante como político. Poder ser um pouco do Ceará nessa vitrine mundial é um orgulho profundo. E eu desejo que essa conquista abra caminhos reais para quem, como eu, saiu do IFCE acreditando que a arte pode transformar destinos e também disputar espaços”, explicou a ex-aluna.

O filme O Agente Secreto se passa no Brasil de 1977, onde Marcelo (Wagner Moura), um homem de 40 anos que trabalha como professor especializado em tecnologia, sai da movimentada cidade de São Paulo e vai para Recife. Ele tenta fugir do seu passado violento e misterioso com a intenção de começar uma nova vida. Ali, ele chega na semana do Carnaval, então logo a paz e a calmaria da cidade vai se esvaindo, e, com o decorrer do tempo, percebe que atraiu para si o caos do qual ele sempre quis fugir. Para piorar a situação, além de Marcelo estar sendo espionado pelos seus vizinhos, vê que a cidade que achou que o acolheria ficou muito longe de ser o seu refúgio.

Rafael Oliveira - campus de Fortaleza