Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

IDIOMAS

Estudantes transformam clássicos da literatura inglesa em filmes

Iniciativa surgiu durante atividades no Projeto de Leitura em Língua Inglesa

Publicada por Rafael Ferreira em 10/07/2025 Atualizada em 10 de Julho de 2025 às 10:03

Como culminância da Etapa 2 do Projeto de Leitura em Língua Inglesa "Mostra Entre Linhas e Cenas: releituras de clássicos em língua inglesa", que ocorrerá no sábado (19/07), os estudantes do Ensino Médio Integrado do campus Fortaleza do IFCE apresentarão produções audiovisuais inspiradas em grandes clássicos da literatura de língua inglesa. A atividade acontecerá das 08h30 às 12h, no Auditório Nilo Peçanha, reunindo alunos e convidados em uma manhã dedicada ao idioma e à criatividade.

Sob orientação das professoras Adriana Carvalho, Fabíola Jorge e do professor Roberto Aragão, o evento tem ao todo, oito turmas do Ensino Médio Integrado participando da mostra, que terá uma comissão julgadora responsável por avaliar os vídeos produzidos pelos próprios estudantes.

Mostra de Filmes em Inglês
Mostra de Filmes em Inglês

A professora Fabíola Jorge explica como surgiu a ideia do projeto e da produção de vídeos: A mostra nasceu da vontade de aproximar os alunos do universo da literatura clássica em língua inglesa de uma forma dinâmica, criativa e significativa. Em vez de apenas ler e analisar os textos, surgiu a proposta de vivenciar essas obras por meio de releituras audiovisuais — promovendo o diálogo entre a linguagem literária e a linguagem cinematográfica”.

A docente ainda enfatizou que durante as aulas percebeu-se que muitos estudantes demonstravam maior engajamento ao trabalhar com múltiplas linguagens e formatos, o que motivou a proposta de unir leitura crítica, criatividade e produção de vídeos curtos baseados em obras literárias consagradas.

A produção dos vídeos permitiu que os alunos explorassem o conteúdo de forma colaborativa, desenvolvendo não apenas a competência linguística em inglês, mas também habilidades de atuação, roteiro, direção, edição e expressão artística. “As releituras foram pensadas como adaptações contemporâneas ou novas interpretações das histórias originais, mantendo sua essência, mas dando voz aos olhares e vivências dos próprios estudantes”, enfatizou a professora Fabíola Jorge.

A proposta do projeto é incentivar a leitura de obras literárias em inglês, promovendo não apenas o desenvolvimento linguístico, mas também o protagonismo estudantil e a integração entre diferentes áreas do conhecimento, como literatura, audiovisual e expressão artística.