IDIOMAS
Estudantes transformam clássicos da literatura inglesa em filmes
Iniciativa surgiu durante atividades no Projeto de Leitura em Língua Inglesa
Publicada por Rafael Ferreira em 10/07/2025 ― Atualizada em 10 de Julho de 2025 às 10:03
Como culminância da Etapa 2 do Projeto de Leitura em Língua Inglesa "Mostra Entre Linhas e Cenas: releituras de clássicos em língua inglesa", que ocorrerá no sábado (19/07), os estudantes do Ensino Médio Integrado do campus Fortaleza do IFCE apresentarão produções audiovisuais inspiradas em grandes clássicos da literatura de língua inglesa. A atividade acontecerá das 08h30 às 12h, no Auditório Nilo Peçanha, reunindo alunos e convidados em uma manhã dedicada ao idioma e à criatividade.
Sob orientação das professoras Adriana Carvalho, Fabíola Jorge e do professor Roberto Aragão, o evento tem ao todo, oito turmas do Ensino Médio Integrado participando da mostra, que terá uma comissão julgadora responsável por avaliar os vídeos produzidos pelos próprios estudantes.

A professora Fabíola Jorge explica como surgiu a ideia do projeto e da produção de vídeos: “A mostra nasceu da vontade de aproximar os alunos do universo da literatura clássica em língua inglesa de uma forma dinâmica, criativa e significativa. Em vez de apenas ler e analisar os textos, surgiu a proposta de vivenciar essas obras por meio de releituras audiovisuais — promovendo o diálogo entre a linguagem literária e a linguagem cinematográfica”.
A docente ainda enfatizou que durante as aulas percebeu-se que muitos estudantes demonstravam maior engajamento ao trabalhar com múltiplas linguagens e formatos, o que motivou a proposta de unir leitura crítica, criatividade e produção de vídeos curtos baseados em obras literárias consagradas.
A produção dos vídeos permitiu que os alunos explorassem o conteúdo de forma colaborativa, desenvolvendo não apenas a competência linguística em inglês, mas também habilidades de atuação, roteiro, direção, edição e expressão artística. “As releituras foram pensadas como adaptações contemporâneas ou novas interpretações das histórias originais, mantendo sua essência, mas dando voz aos olhares e vivências dos próprios estudantes”, enfatizou a professora Fabíola Jorge.
A proposta do projeto é incentivar a leitura de obras literárias em inglês, promovendo não apenas o desenvolvimento linguístico, mas também o protagonismo estudantil e a integração entre diferentes áreas do conhecimento, como literatura, audiovisual e expressão artística.