Espetáculo
Estudantes do Teatro apresentam espetáculo no Dragão do Mar
Montagem faz alusão ao período da ditadura militar no Brasil
Publicada por Rafael Ferreira em 17/11/2025 ― Atualizada em 18 de Novembro de 2025 às 17:18
Os estudantes da 38ª turma de Licenciatura em Teatro do campus de Fortaleza do IFCE apresentarão, nos próximos dias 28 e 29 de novembro, sempre às 19h30, no Teatro Dragão do Mar, o espetáculo “Camarim 6825: uma superversão para Roda Viva”. A montagem, dirigida pela professora Fran Teixeira, faz parte do trabalho de conclusão de curso dos alunos.

Inspirado em fatos reais e em registros históricos do teatro brasileiro, o trabalho é uma recriação livre dos acontecimentos históricos que afetaram a obra “Roda Viva”, escrita por Chico Buarque e dirigida por Zé Celso em 1968 — espetáculo que se tornou um marco de resistência à censura durante a ditadura militar no Brasil.
Para Fran Teixeira, a inspiração do trabalho é o cenário político atual do País. “'Roda Viva' aconteceu pouco antes do AI-5, num Brasil à beira da censura. E hoje, em um momento de novos conflitos sociais e políticos, é essencial relembrar o que já vivemos e o que não podemos deixar se repetir”, afirma.
Com elenco composto por 26 estudantes, a peça é uma criação coletiva, em diálogo com a estética coral e referências ao tropicalismo, aos parangolés de Hélio Oiticica e à música de Chico Buarque. O espetáculo mescla história, crítica social e linguagem documental, propondo ao público uma reflexão sobre as relações entre poder, arte e resistência.
Com duração aproximada de 60 minutos, classificação indicativa de 16 anos e entrada gratuita, o espetáculo compõe a programação do I Festival de Artes do IFCE.
Por Rafael Oliveira - campus de Fortaleza