Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

BOLSA

Estudantes do IFCE podem concorrer em edital do PET-Saúde

Os selecionados irão atuar entre os anos de 2025 e 2027

Publicada por Rafael Ferreira em 24/07/2025 Atualizada em 24 de Julho de 2025 às 11:41

Os estudantes do IFCE podem concorrer no edital de vagas para monitores do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde — PET-Saúde: Informação e Saúde Digital (PET-Saúde/I&SD) da Universidade Federal do Ceará.

De acordo com o edital, ao todo, são 70 vagas (incluindo cadastro de reserva) ofertadas em diversos cursos e estudantes das graduações em Telemática, Engenharia de Computação, Engenharia Mecatrônica, Tecnologia em Mecatrônica Industrial, Engenharia de Telecomunicações e áreas afins do Instituto Federal do Ceará poderão se candidatar.

Selecao pet saude
Selecao pet saude

A seleção é dividida em 10 Grupos de Aprendizagem Tutorial (GATs), que abordam temáticas como soluções digitais colaborativas, telediagnóstico, uso de inteligência artificial no SUS e jogos educativos para proteção de dados em saúde. Cada GAT oferta entre 6 e 9 vagas, distribuídas entre áreas da saúde e da tecnologia, de acordo com o edital.

As bolsas terão duração de 24 meses e são referenciadas ao valor da modalidade de Iniciação Científica (IC), conforme a Portaria CNPq nº 1.237/2023. Os candidatos devem estar regularmente matriculados nos cursos mencionados, ter disponibilidade de, no mínimo, 8 horas semanais e não receber outro tipo de bolsa. O edital também reserva vagas para pessoas negras, indígenas, quilombolas, com deficiência e trans.

As inscrições estarão abertas até a próxima sexta-feira (25/07), exclusivamente por meio de formulário eletrônico, sendo necessário anexar documento de identidade, histórico escolar, carta de intenção e demais comprovações. O resultado final será divulgado no dia 1º de agosto, no site www.defisio.ufc.br.

O PET-Saúde: Informação e Saúde Digital é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação e tem como objetivo fortalecer a transformação digital no Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo uma formação integrada entre ensino, serviços de saúde e comunidade.

Para saber todos os detalhes de seleção acesse oedital