EXTENSÃO
Estudantes concluem curso de Ciência de Dados
Ao todo 14 jovens concluíram a primeira turma da ação extensionista
Publicada por Rafael Ferreira em 03/09/2025 ― Atualizada em 3 de Setembro de 2025 às 10:27
A primeira turma do curso de Introdução à Ciência de Dados foi finalizada no último mês de agosto. Ao todo 14 estudantes concluíram a ação de extensão e receberão os seus certificados pelo campus de Fortaleza do IFCE.
A iniciativa foi desenvolvida pelo Departamento de Física e Matemática (DEFIMAT), por meio do Laboratório de Análise de Dados Educacionais e Estatística Aplicada (LADE), em parceria com a Diretoria de Extensão e Cultura, sob a coordenação do professor Valberto Feitosa.

O curso, voltado para pessoas em transição de carreira ou iniciantes na área de dados, buscou oferecer uma formação sólida e acessível. Os participantes tiveram contato com conceitos de aprendizado de máquina, problemas de regressão e classificação, além de uma metodologia que integrou teoria e prática. O percurso também envolveu trabalhos em equipe, provas escritas e, como desafio final, a implantação de um modelo de Machine Learning.
De acordo com Valberto Feitosa, o curso se mostrou uma ação exitosa e a segunda turma já terá início no final do mês de setembro. “Criar a primeira turma foi um desafio, mas o processo ocorreu de forma natural. Esse movimento começou em 2019, logo após a conclusão do meu doutorado, no qual cursei diversas disciplinas de Estatística. Naquele momento, assumi a missão de colocar em prática um curso de Estatística associado a uma tecnologia que, na época, era o SPS”, falou o docente.
O estudante João Victor gostou bastante da experiência e fez excelente menção ao conteúdo ministrado. “Considero um curso completo, que vai do tratamento de dados aos modelos preditivos, com o grande diferencial de apresentar toda a matemática envolvida. Sem dúvida, foi de enorme impacto, tanto para meus projetos pessoais quanto para minha atuação profissional”, destacou.
Já Paulo Eliezer, que também concluiu o curso, fez questão de ressaltar a importância que o curso teve em sua formação. “Um dos grandes diferenciais foi o aprofundamento em estatística descritiva e suas métricas, algo raro em outros cursos da área. Também destaco os trabalhos em grupo e os seminários, que nos permitiram vivenciar a realidade do trabalho em equipe no mercado”.
Desde 2019 o LADE, em parceria com o DEFIMAT e a DIREX, vem ofertando capacitações voltadas às áreas de estatística e ciência de dados, como Estatística Descritiva Aplicada à Educação com SPSS (6 turmas), Estatística Descritiva com Python (2 turmas) e Introdução à Ciência de Dados.
O curso de Introdução à Ciência de Dados terá sua segunda turma ofertada a partir do dia 27 de setembro.
Por Rafael Oliveira - campus de Fortaleza