Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

PREMIAÇÃO

Egressos do IFCE brilham no Festival de Cannes

Geane Albuquerque e Marcos Bruno foram alunos da Licenciatura em Teatro

Publicada por Rafael Ferreira em 14/08/2025 Atualizada em 18 de Agosto de 2025 às 10:58

Dois ex-alunos do curso de Licenciatura em Teatro do campus de Fortaleza do IFCE conquistaram espaço de destaque no cenário cinematográfico internacional, com atuações em filmes que participaram do prestigiado Festival de Cannes, na França. Geane Albuquerque integra o elenco de O Agente Secreto, novo longa-metragem do renomado diretor Kleber Mendonça Filho, enquanto Marcos Bruno interpreta o vilão de A Vaqueira, a Dançarina e o Porco, produção dirigida por Stella Carneiro e Ary Zara com mentoria de Karim Ainouz.

Geane, que ingressou no IFCE em 2008 na primeira turma da Licenciatura em Teatro, vive Elizângela, colega de trabalho do personagem Marcelo, interpretado por Wagner Moura, em uma repartição pública. O Agente Secreto, contextualizado historicamente no Brasil nos anos 70, acompanhou o retorno de um professor especializado em tecnologia à sua cidade natal, Recife, em plena ditadura militar. Com elenco estelar e forte carga dramática, o filme conquistou os prêmios de melhor direção e melhor interpretação masculina no Festival de Cannes, além do Prêmio da Crítica concedido pela Fipresci.

Foto Egressa Geane
Foto Egressa Geane

Para Geane, a formação no IFCE foi fundamental para sua trajetória artística. “Ter feito parte da primeira turma de Licenciatura em Teatro do IFCE certamente foi um espaço sólido para que eu pudesse ter persistido em fazer do teatro uma profissão. O ensino desta instituição permeia por muitos braços qualificados, professores competentes e generosos. O IFCE me deu amigos para uma vida inteira, me expandiu o mundo com saberes e experiências, me deu força para estar aqui fazendo teatro, cinema e vislumbrando um mundo onde inventar seja meu maior presente”, disse a atriz.

A participação no longa representou para Geane não apenas um marco profissional, mas também uma oportunidade de integrar uma produção que celebra o potencial do audiovisual brasileiro no cenário mundial. Para ela, ver o cinema nacional ser aplaudido de pé em Cannes foi uma experiência transformadora.

Já Marcos Bruno, que ingressou no IFCE em 2012 e se formou em 2015, participou de A Vaqueira, a Dançarina e o Porco, exibido na mostra Quinzaine des Cinéastes, a principal mostra paralela do Festival de Cannes. No filme, ele interpretou Carlos, o “porco” – vilão da trama. A produção apresenta a história de uma vaqueira travesti que reencontra sua amada, uma dançarina negra, sob o domínio de um antagonista cruel, levando a um duelo surreal repleto de faroeste, sangue, sororidade e resiliência.

Foto aluno Marcos
Foto aluno Marcos

Marcos relembra com carinho e gratidão o papel do IFCE em sua formação. “Entrei no IFCE cheio de sonhos, mas sem conhecimento técnico e teórico. Foi na trajetória dos quatro anos de formação que tive acesso aos maiores pensadores do teatro mundial e cearense. O IFCE me fez um ator mais consciente do meu ofício, com mais ferramentas tanto para o teatro quanto para o audiovisual. Sem contar as trocas com professores e alunos. Dois professores marcaram muito minha passagem: Danilo Pinho e Lurdes Macena. Sou grato eternamente a todos pelos ensinamentos”, destaca o ator.

O reconhecimento internacional desses dois artistas evidencia a relevância do IFCE e da Licenciatura em Teatro como espaço de formação de profissionais qualificados e comprometidos com a arte. Clique aqui para saber mais sobre o curso do campus de Fortaleza do IFCE.

Por Rafael Oliveira - campus de Fortaleza