Internacional
Coordenador do GREPET realiza missão acadêmica na China
Iniciativa busca conexões acadêmicas e cooperação científica em áreas estratégicas de inovação
Publicada por Rafael Ferreira em 14/01/2026 ― Atualizada em 14 de Janeiro de 2026 às 11:52
Entre os dias 27 de janeiro e 12 de fevereiro, o coordenador do Grupo de Pesquisa em Inovação de Recursos Didáticos, Produtos Educacionais e Tecnológicos (GREPET) do IFCE, Sandro Jucá, realizará visitas técnicas em algumas universidades e instituições de pesquisa na China. Entre elas a Universidade de Saint Joseph em Macau, a Universidade de Hong Kong e a Universidade Politécnica da Cidade de Shenzhen.
O objetivo da missão é conhecer projetos de pesquisa em andamento, além de apresentar projetos do grupo de pesquisa GREPET e vislumbrar possibilidades de cooperação científica e tecnológica entre as instituições. Entre as temáticas que serão apresentadas pelo docente junto às instituições de ensino chinesas, destacam-se áreas como energias renováveis, hidrogênio verde, automação de processos, IoT, robótica educacional, tecnologias imersivas e ensino inclusivo das diversidades.
De acordo com Sandro Jucá, a ideia é promover uma conexão entre o IFCE e as instituições que serão visitadas. “Esta visita é uma oportunidade de vivenciar projetos e experiências de ensino e pesquisa em instituições chinesas, bem como compartilhar experiências do GREPET e vislumbrar novas parcerias”, explicou o docente.

Atualmente o grupo de pesquisa GREPET desenvolve e disponibiliza um acervo progressivo de acesso livre e gratuito, reunindo trabalhos científicos, materiais didáticos e produtos educacionais e tecnológicos voltados ao fortalecimento da pesquisa, da capacitação e do desenvolvimento científico, tecnológico, artístico e cultural da comunidade acadêmica. A construção desse acervo conta com a participação de pesquisadores, docentes, servidores e estudantes de pós-graduação do IFCE, da UFC, da UNILAB e da Universidad de Cádiz, na Espanha, além de colaboradores de outras instituições nacionais e internacionais, que contribuem continuamente para o aprimoramento de projetos e produtos educacionais e tecnológicos.
Rafael Oliveira - campus de Fortaleza