CAEF em Movimento é contemplado em edital do MEC
Projeto receberá recursos para ampliar as ações junto à comunidade
Publicada por Rafael Ferreira em 19/05/2025 ― Atualizada há 5 dias, 15 horas
O Projeto CAEF em Movimento, desenvolvido no campus de Fortaleza do IFCE, foi um dos selecionados pelo edital “Redes de Extensão para o Desenvolvimento de Ações Intersetoriais em Territórios em Situação de Vulnerabilidade”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). A iniciativa do MEC busca integrar práticas esportivas e de promoção à saúde como ferramenta de transformação social em comunidades com baixo acesso a políticas públicas.
Voltado para a comunidade externa e atendendo também alunos e servidores do IFCE, o CAEF em Movimento oferece atividades como musculação, hidroginástica, jiu-jítsu, judô, karatê, capoeira, kendo, natação e xadrez. As turmas são organizadas por faixa etária e horários variados, com vagas limitadas para garantir qualidade no atendimento.
Para o coordenador do projeto, Andreyson Calixto, a aprovação no edital é fruto de um trabalho comprometido com a população. “CAEF em Movimento se destaca como uma importante ferramenta de acesso da população a direitos constitucionais como o esporte e o lazer, ao mesmo tempo que busca possibilitar o cumprimento da curricularização da extensão no âmbito do IFCE”, destaca o docente.
Ao todo 09 projetos do IFCE foram aprovados no edital do MEC, e o CAEF em Movimento é o único entre os aprovados que está vinculado ao campus de Fortaleza.
O edital, coordenado pela Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), selecionou 70 projetos de extensão em sete instituições públicas de ensino superior do Ceará: IFCE, UFC, Uece, UFCA, Unilab, UVA e Urca. Ao todo, serão investidos R$ 6 milhões a partir de junho, distribuídos em três parcelas. O valor financiará bolsas para estudantes e os custos operacionais das ações.
Por Rafael Oliveira – campus de Fortaleza