Olimpíada
Alunos conquistam 4 medalhas na ONC
Certame envolve as áreas de Astronomia, Biologia, Física, História e Química
Publicada por Rafael Ferreira em 11/02/2026 ― Atualizada em 11 de Fevereiro de 2026 às 17:17
Estudantes do campus de Fortaleza do IFCE conquistaram lugar de destaque na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2025. Ao todo foram três medalhas (01 prata e 02 bronze) e uma menção honrosa.
A medalha de prata foi conquistada por Juan Emanuel Melo, do Integrado em Química. Já as medalhas de bronze foram conquistadas por Layhanna da Silva, do Integrado em Informática, e José Jonas Pinheiro, do Integrado em Química. Já a aluna Letícia Cavalcante, também do Integrado em Química, foi agraciada com a menção honrosa.

Bastante feliz com o resultado, Juan Emanuel Melo falou da emoção ao saber do resultado. “Eu soube do resultado apenas um dia depois. Juntei vários amigos meus e abri o site da ONC, e estava lá: 'Juan Emanuel Sousa Melo, medalhista de prata'. Foi uma emoção muito grande, eu quase chorei de tanta felicidade. Foi um momento inesquecível”, disse o estudante que afirmou ter dedicado horas de estudo para se preparar para a competição.
Layhanna da Silva comemorou o resultado e ressaltou o papel importante do IFCE no seu êxito. “Foi uma conquista que me motivou ainda mais a acreditar no meu potencial e continuar buscando crescer academicamente. E aqui eu quero destacar o papel fundamental do IFCE, que ofertou apoio e uma base de ensino de qualidade. Os professores foram essenciais nesse processo, especialmente o professor Múcio Campos”, destacou a aluna.
A ONC é uma competição estudantil nacional organizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI). A iniciativa constitui um programa da Associação Brasileira de Química (ABQ), do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Instituto Butantã (IB), da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsáveis por sua execução.
Destinada a estudantes do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), médio e técnico de todo o País, a ONC busca despertar o interesse pelas ciências naturais e aproximar escolas de instituições científicas e universitárias. Também procura identificar jovens talentosos e incentivá-los a seguir carreiras científicas e tecnológicas. Além disso, oferece desafios que contribuem para o aprimoramento da formação dos participantes e para a melhoria da educação básica. Por fim, promove inclusão social ao difundir conhecimento de forma ampla.
A ONC ocorre em duas etapas, no formato online, envolvendo conhecimentos de Astronomia, Biologia, Física, História e Química. Na 1ª fase, os alunos respondem a um caderno de provas com 20 questões objetivas. Já na 2ª fase, as provas são compostas por uma parte teórica com 10 questões discursivas e, eventualmente, pode haver uma parte experimental. As duas etapas da edição 2025 aconteceram nos meses de agosto e setembro, respectivamente, e o resultado final encontra-se disponível no site oficial da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2025.
Rafael Oliveira - campus de Fortaleza