Cultura
Aluno do teatro promove seminário no TJA
Evento propõe caminhos para ampliar o acesso e a participação cultural na cidade
Publicada por Jailson Neves em 10/04/2025 ― Atualizada há 3 semanas, 5 dias
No próximo sábado (12/04), das 16h às 18h, o foyer do Theatro José de Alencar será palco do 2º Seminário Praticante Teatral Fortalezense. O evento apresenta os resultados de uma pesquisa aprofundada que analisou o perfil do público teatral de Fortaleza, com foco em aspectos demográficos, sociais, econômicos e geográficos dos espectadores. O autor da pesquisa é o aluno da Licenciatura em Teatro do campus de Fortaleza do IFCE e produtor cultural Caio César Vidal.
Durante o mês de março de 2025, foram entrevistadas 250 pessoas em nove teatros da capital cearense. A pesquisa se propõe a compreender o que motiva o público a frequentar os espetáculos e quais são suas necessidades em relação à comunicação, à acessibilidade e ao conforto. Além disso, foram levantados dados importantes como raça/cor, gênero, orientação sexual, deficiência, bairro de residência, renda e meio de transporte utilizado para chegar ao teatro.
Caio César Vidal, produtor cultural responsável pelo seminário, destaca a importância da iniciativa. “A pesquisa vem se estabelecendo como uma proposta de um programa de aferição das metas destinadas à promoção, fruição e formação de plateias dos Planos de Cultura Federal, Estadual e Municipal. A 1ª edição foi realizada entre outubro de 2017 até fevereiro de 2018 e obteve resultados técnicos e administrativos. Desta vez a proposta é captar algo mais humano do espectador, percebendo outros aspectos. Terá destaque nos debates dados sobre o acesso de pessoas com deficiência e questionamentos sobre a relação da produção teatral e os interesses dos públicos”.
Com apoio institucional do campus de Fortaleza do IFCE e financiamento por meio da Lei Paulo Gustavo (Lei 195/2022), os resultados da pesquisa serão disponibilizados gratuitamente em formato digital. O seminário também contará com a participação da professora do IFCE Fran Teixeira e da produtora do Grupo Olho Mágico, Júlia Kilme. A apresentação dos dados terá tradução em libras. A ação fortalece o compromisso com a formação de plateia e com o acompanhamento das metas dos Planos de Cultura.
Por Rafael Oliveira (Fortaleza)
- Palavras-chave:
- Teatro IFCE Campus Fortaleza