Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

TALENTO

Aluna de Química descobre 04 novos asteroides

Maysa de Almeida também já conquistou várias medalhas em Olimpíadas

Publicada por Rafael Ferreira em 10/09/2025 Atualizada em 10 de Setembro de 2025 às 15:21

A estudante Maysa de Almeida, do curso Técnico Integrado em Química do campus de Fortaleza do IFCE, acaba de descobrir quatro novos asteroides por meio do Programa Caça Asteroides MCTI, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a NASA e o International Astronomical Search Collaboration (IASC).

Maysa identificou três asteroides sozinha e um em parceria com o estudante Kennedy José Almeida Carvalho, da Escola Municipal Tiago Barbosa, de Tocantins. Essa não é a primeira vez que a estudante descobre corpos celestes rochosos que realizam órbita em torno do Sol. Em 2024 ela já havia descoberto um asteroide.

Maysa de Almeida
Maysa de Almeida

A estudante explica como funciona o processo de busca e registro de asteroides. “Através do site do IASC, conseguimos baixar pacotes de imagens que são fornecidos pelo telescópio da NASA. Esses pacotes são inseridos no software chamado Astrometrica. Nele temos que analisar as imagens por um bom tempo até conseguir encontrar algum asteroide e enviar o relatório no mesmo site. Eu e o Kennedy conseguimos trabalhar juntos, separando a quantidade de pacotes para cada um; e, quando é algum número ímpar, nós analisamos o mesmo pacote.”

Com o feito, Maysa de Almeida participará, no próximo mês de outubro, da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e será agraciada com medalha pela descoberta no Programa Caça Asteroides.

Mais conquistas

Além da descoberta dos asteroides, Maysa de Almeida já conquistou 03 medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), 01 medalha de ouro na Primeira Olimpíada Interna do Clube de Astronomia Atena, 01 medalha de prata na Olimpíada Bicentenário da Independência do Brasil (OBIB), 01 medalha da prata na Olimpíada Terra Alien e 01 medalha de bronze da primeira edição da Olimpíada Nacional da Astronomia Digital (ONAD).