Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Abertas inscrições para o 1º Festival DeArtes do IFCE

Oficinais, espetáculos, exposições a apresentações diversificam a programação

Publicada por Rafael Ferreira em 24/11/2025 Atualizada em 25 de Novembro de 2025 às 15:25

O campus de Fortaleza do IFCE realizará, de 26 a 29 de novembro, o 1º Festival DeArtes, uma iniciativa inédita que reúne oficinas, apresentações, espetáculos e exposições abertas ao público. A programação, totalmente gratuita, ocupará diversos espaços da instituição, apresentando ao público uma programação diversificada. O festival tem como objetivo dar visibilidade à intensa produção artística da comunidade acadêmica, fortalecendo o papel das artes na formação humana e no diálogo com a sociedade.

I Festival de artes do IFCE
I Festival de artes do IFCE

A abertura acontece no dia 26 de novembro, às 19h no auditório Nilo Peçanha, com a mesa-redonda “Raízes e asas: o que colhemos da Arte no IFCE que nos impulsionou a voar”, reunindo ex-alunos dos cursos de artes para discutir trajetórias, aprendizagens e influências criativas. O momento marca o início de uma programação diversa que ocupará manhãs, tardes e noites no campus.

Na manhã do dia 27 de novembro, o festival abre seu ciclo de oficinas, que ocorrerão das 8h às 12h. São mais de 15 atividades ofertadas, incluindo temas como Construção e Prática do Pife, Ilustração para Livros Infantis, Aquarela Cafeinada, Economia Criativa: Projetos Culturais, Cianotipia, Criação de Ex-Libris e Butô: uma dança pessoal. As formações serão conduzidas por professores e artistas convidados.

A tarde do dia 27 de novembro será marcada por uma sequência de apresentações artísticas. A partir das 14h, o público poderá assistir a performances como Ares de Nós, Sons Transversais, Grupo Chorando no Campus e Banda Musif.

À noite, às 19h30, o Grupo Miraira encerra o segundo dia de festival com um espetáculo especial no Espaço Miraira. O grupo, reconhecido pela pesquisa em dança e teatralidade, oferece ao público uma experiência cênica que dialoga com o corpo, a memória e o território.

A programação da manhã do dia 28 de novembro será destinada às oficinas. O público terá acesso a cursos sobre preservação do patrimônio cultural, ilustração experimental, criação de personagens, práticas pedagógicas no ensino do violão, música vocal coletiva, isogravura e experimentações fotográficas. O dia também conta com oficinas voltadas ao teatro, como Interpretação com o Gepi - Grupo e Corpo Muganga, ampliando o diálogo entre diferentes linguagens.

Na tarde e na noite do dia 28, mais apresentações movimentam o campus, incluindo a leitura encenada da peça “Os Soldados”, o projeto Lado B do Ceará, além das performances O Canto do Olhar – Visão Sonora, O Tempo e a Fúria e apresentação do músico Eddy Lincoln. Às 19h30, o festival recebe a artista internacional Helena Sarmento, vinda de Portugal, para um espetáculo especial no Espaço Miraira.

O encerramento do evento acontecerá no dia 29 de novembro, às 19h30, no Teatro Dragão do Mar, com a apresentação do espetáculo “Camarim 6825: uma superversão para Roda Viva”. A montagem, dirigida pela professora Fran Teixeira, faz parte do trabalho de conclusão de curso dos alunos da 38ª turma de Licenciatura em Teatro.

O 1º Festival DeArtes é uma oportunidade para que estudantes, servidores e toda a comunidade fortalezense possam mergulhar no universo artístico produzido dentro da instituição. O evento é totalmente gratuito, mas a participação nas oficinas exige inscrição prévia para garantir a vaga. Para conferir toda a programação do evento e realizar a inscrição, acesse o link.