Extensão
Projeto do NAPNE usa a arte para identificar dificuldades de aprendizagem em estudantes
Iniciativa promove oficinas com estudantes de ensino fundamental e médio
Publicada por Alissa Carvalho em 01/10/2025 ― Atualizada em 1 de Outubro de 2025 às 10:00
Um projeto do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do campus de Crato do IFCE está utilizando o poder da arte para ajudar a identificar dificuldades de aprendizagem e questões emocionais em estudantes.
“O objetivo do projeto é utilizar a produção artística como instrumento de escuta ativa e identificação das necessidades específicas dos estudantes, visando contribuir para uma educação mais inclusiva, humana e atenta à diversidade”, explica a bibliotecária Jorgivania Lopes, uma das coordenadoras da iniciativa.
Na semana passada, a equipe do projeto Expressões Artísticas recebeu estudantes de ensino fundamental de escolas do município para as oficinas de autorretrato e caixinha da escuta. A turma do segundo ano do curso técnico em Lazer também participou do momento.
A oficina de autorretrato estimula a criatividade, a autoexpressão, o autoconhecimento e a percepção de si mesmo e do mundo ao redor. Já a caixinha de escuta proporciona um espaço de acolhimento para que os estudantes expressem livremente seus sentimentos, pensamentos, dúvidas e preocupações de forma anônima.
A dinâmica promove o desenvolvimento da empatia, do respeito e a valorização da escuta ativa, identificando demandas por meio da arte. O projeto continua as atividades em outubro, com oficinas de mandala e escrita em cordel.