Pesquisa
Professora Giselle Cruz vence edição 2025 do Prêmio Anas
Docente foi agraciada com o primeiro lugar no Colégio de Ciências da Vida
Publicada por Alissa Carvalho em 18/09/2025 ― Atualizada em 18 de Setembro de 2025 às 10:18
A professora Giselle Cruz foi a grande vencedora da categoria Colégio de Ciências da Vida na edição 2025 do Prêmio Anas - Mulher & Ciência. A premiação, que busca destacar a participação feminina no desenvolvimento de pesquisas científicas, foi realizada na tarde de quarta-feira (17), no auditório do IFCE campus Fortaleza.
Diretora de Ensino do IFCE campus Crato, ela é doutora em Zootecnia e também coordena o Grupo de Estudos em Processamento de Produtos Agroalimentares, certificado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFCE desde 2010.
"Pra mim é uma grande satisfação ter conseguido chegar aqui no primeiro lugar. São 16 anos de servidora do Instituto Federal. E a gente sabe que fazer pesquisa no Brasil é bem complicado por conta de vários fatores. Mas a gente é brasileiro, não desiste nunca. E sendo mulher, com fibra, com força, a gente consegue ultrapassar todas essas barreiras. E eu me sinto muito orgulhosa de estar aqui hoje recebendo esta premiação tão linda em nome das Anas", conta a professora.
Além de Giselle Cruz, a cerimônia homenageou com certificado de honra ao mérito científico outras pesquisadoras do campus. Coordenadora do Laboratório de Biotecnologia da Reprodução Animal, a professora Gabriela Lima foi uma das agraciadas entre as docentes.
Entre as estudantes, receberam a premiação Maria Raynara da Silva Moura, da Licenciatura em Letras Português/Espanhol, e Edwigens Bezerra da Silva, Jane Kelli Nunes Sousa, Juliana Teixeira Soares, Laiza Madelinne da Silva Souza, Luana Silva Régis, Talita do Carmo Silva e Vitória Martins de Souza, do bacharelado em Zootecnia.
Para Rayanara, primeira aluna da Licenciatura do campus Crato a participar da premiação, o prêmio é símbolo da valorização de mulheres pesquisadoras: "Receber essa premiação representa um começo e um impulso para minha carreira que está apenas começando. Ver que outras mulheres já estão nesse caminho, assim como eu, mostra a força feminina que a cada dia luta cada vez mais por seu espaço e reconhecimento no meio acadêmico".
