Qualificação profissional
Primeira turma do Programa Mulheres Mil no IFCE Crato recebe certificação
Campus deve ofertar dois novos cursos em 2026
Publicada por Alissa Carvalho em 21/01/2026 ― Atualizada em 21 de Janeiro de 2026 às 11:19

A primeira turma do Programa Mulheres Mil no campus de Crato do IFCE recebeu, nesta terça (20), os certificados de conclusão do curso de Operadora de Computador, ofertado pela instituição no segundo semestre de 2025. O Programa é uma iniciativa do Ministério da Educação para a inclusão socioprodutiva de mulheres em vulnerabilidade social, oferecendo cursos de qualificação profissional.
Para a supervisora local da iniciativa, a pedagoga Djane Victor, o Programa Mulheres Mil amplia as oportunidades profissionais e colabora também com o crescimento pessoal das mulheres participantes. Ela faz um balanço positivo das primeiras atividades do programa no campus.
“A turma foi bem engajada, acreditou na proposta desde o início e ajudou a consolidar o curso na prática. Durante o processo conseguimos validar a metodologia, ajustar estratégias e comprovar que o curso atende às necessidades reais das participantes, que ampliaram seus conhecimentos e desenvolveram novas competências. Muitas passaram a enxergar novas possibilidades, seja na vida profissional, nos estudos ou na forma de encarar os novos desafios com mais autonomia e confiança”, explica Djane.

Foi justamente o que aconteceu com Tyallyta de Sousa Brito, uma das dezessete concludentes da formação: “Foi uma experiência única na minha vida. Aprender sobre o mundo digital, hoje, depois de passar dos 40 anos é muito difícil, principalmente quando você chega sem saber nem o básico. Aqui eu aprendi não só a parte digital, também saio fortalecida, crescida. Posso dizer que hoje eu tô preparada para o mercado de trabalho e, se Deus quiser, essa é a oportunidade que eu precisava pra seguir em frente”, conta Tyallyta, que voltou a estudar depois de quase duas décadas.
Para Fabiana Silva, colaboradora terceirizada do campus e também aluna da primeira turma, a experiência foi enriquecedora: “Foi muito proveitoso, um momento praticamente único, em que tive a oportunidade de conhecer pessoas, ter conhecimento sobre o mundo atual. Só tenho a agradecer a toda a equipe do IFCE pela oportunidade que nos deram”.
Em 2026, segundo Djane, o objetivo é expandir e fortalecer o programa, com a previsão de ajustes nos conteúdos, ampliação das atividades práticas e abertura dos cursos de formação em Agricultura Familiar e Panificação.
- Palavras-chave:
- Crato Programa Mulheres Mil