Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

PartiuIF

Primeira turma do PartiuIF no Crato recebe certificação

Trinta e nove estudantes participaram da cerimônia

Publicada por Alissa Carvalho em 15/12/2025 Atualizada em 15 de Dezembro de 2025 às 19:53

Turma do PartiuIF recebe certificação
Turma do PartiuIF recebe certificação

“É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”: o famoso provérbio africano marcou a cerimônia de certificação da primeira turma do Programa PartiuIF no campus de Crato do IFCE, realizada na tarde desta segunda (15), com a presença de estudantes, familiares, gestores de escolas, a equipe do projeto, o diretor-geral do campus, Nustenil Segundo, e as secretárias de Educação, Neyla Brito, e Direitos Humanos, Zuleide Queiroz, do município.

O provérbio foi mencionado pela professora Joquebede Alencar, coordenadora local do Programa, que destacou, durante a cerimônia, a importância do trabalho conjunto entre a gestão do campus, a gestão municipal, os diretores e diretoras de escolas, a equipe do projeto e os próprios estudantes e suas famílias.

A Secretária de Direitos Humanos do Crato, Zuleide Queiroz, também ressaltou a importância da colaboração de todos para o sucesso da iniciativa: “Nós podemos estar onde queremos, mas para isso precisamos ser uma grande aldeia. É importante esse encontro com mães, pais e familiares para vocês verem como não estão sozinhos, existe toda essa aldeia”.

Fabiano e a mãe, Elenice
Fabiano e a mãe, Elenice

Os frutos dos momentos vividos dentro e fora da sala de aula se manifestam de forma visível no comportamento e na aprendizagem da turma. Cícera Elenice Soares, mãe do estudante Felipe Fabiano Soares, acompanhou a cerimônia de certificação do filho. Para ela, a evolução de Fabiano ao longo do ano não aconteceu apenas nas notas escolares, mas também no comportamento: “Ele é muito tímido. Aqui, ele entrou uma pessoa e saiu outra. Está mais falante, mais feliz, sempre fazia questão de vir para as atividades. Mudou muito o comportamento, fico emocionada. A diretora da escola em que ele estuda disse que ele teve um grande avanço”.

Não tão tímido quanto antes, Fabiano fez questão de elogiar a equipe que o acompanhou durante o ano: “Eu achei uma experiência muito boa, gostei demais de ter vindo pra cá. Gostei muito da equipe de profissionais, principalmente das professoras, que são muito legais e engraçadas, e também dos passeios”, conta ele.

Dos cerca de quarenta participantes da iniciativa, dezenove alunos e alunas foram aprovados no processo seletivo do IFCE para o ensino médio. Foi o caso de Yngrid Lobo, que em 2026 fará parte da turma do curso técnico integrado em Lazer. Yngrid, que gostou principalmente das atividades que envolveram esportes, conta que as experiências vividas durante o Programa a ajudaram a escolher o curso de Lazer: “Quando surgiu a oportunidade do PartiuIF, que tentei e passei, eu vi o que era realmente a escola, o que eram os cursos, e eu gostei bastante”.

39 estudantes receberam certificação
39 estudantes receberam certificação

Para os estudantes que farão o ensino médio em outras escolas, o diretor-geral do campus, professor Nustenil Segundo, lembrou que a instituição estará sempre de portas abertas para recebê-los nos cursos de graduação e pós-graduação.

A ‘aldeia’ do Programa PartiuIF no campus de Crato do IFCE é formada pelas professoras Rosângela Freire, Cleópatra Saraiva e Tatiana Gomes e pelos monitores Said Gonçalves, Ana Taísa Silvestre e Ariel Fernandes, além da coordenadora Joquebede Alencar e de Teresinha Feitosa, responsável pelo apoio pedagógico. Para a professora Rosângela, o Programa permitiu trocas enriquecedoras entre estudantes, famílias e profissionais: “Foi uma experiência muito boa, muito valiosa, porque na verdade a gente recebe deles e doa para eles. Foi um tempo curto, mas percebemos muitos progressos, principalmente com as vivências, os espaços em que eles aprenderam. Percebemos uma desenvoltura maior para falar, para se expressar, e um crescimento emocional também”.

Conheça a equipe do projeto no Crato
Conheça a equipe do projeto no Crato

PartiuIF

O Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para acesso de estudantes da rede pública de ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Partiu IF) tem como objetivo o enfrentamento das desigualdades étnico-raciais na educação, por meio da oferta de aulas e atividades voltadas para a recuperação das aprendizagens de estudantes, com foco nas particularidades sofridas pelos estudantes do 9º ano que cursaram integralmente o ensino fundamental na rede pública de ensino, negros, quilombolas, indígenas ou que tenham deficiência e renda familiar per capita de até um salário mínimo.