Desenvolvimento sustentável
IFCE e Fundação Araripe firmam parceria para fortalecer a sustentabilidade na Chapada do Araripe
Iniciativa promoverá capacitação de estudantes e produtores rurais
Publicada por Alissa Carvalho em 09/02/2026 ― Atualizada em 9 de Fevereiro de 2026 às 09:15

O campus de Crato do IFCE será parceiro da Fundação de Desenvolvimento Sustentável do Araripe no projeto “Fortalecimento de Boas Práticas Socioprodutivas e Sustentabilidade na APA Chapada do Araripe”, aprovado em edital do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). O investimento total é de R$848.400,00.
O projeto tem como objetivo promover o uso sustentável e a conservação dos recursos naturais da Área de Proteção Ambiental (APA) Chapada do Araripe, contribuindo para o combate à desertificação, o fortalecimento da resiliência climática do território, a manutenção da biodiversidade e a preservação dos serviços ecossistêmicos em paisagens produtivas.
Na primeira etapa da iniciativa, serão implantadas no campus oito unidades demonstrativas, que devem funcionar como espaços de ensino, pesquisa, extensão e difusão tecnológica, além de servir como referência regional em práticas produtivas sustentáveis e adaptadas às condições do semiárido e da Caatinga.
As unidades trabalharão temas como Sistema Agroflorestal (SAF) Forrageiro e Apícola, conservação de solo e água, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) da Caatinga, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) Apícola, viveiro florestal e casa de sementes nativas, melhorias estruturais e produtivas da Casa do Mel e beneficiamento de óleos e frutos nativos.
O projeto prevê ainda oferta de cursos de capacitação voltados a estudantes da instituição e a produtores e produtoras rurais da região. O foco é a difusão de tecnologias sustentáveis e o fortalecimento da agricultura familiar. Estão previstas formações em sistemas agroflorestais e manejo florestal integrado na Caatinga, conservação de solo e água no semiárido e apicultura e meliponicultura. “Isso nos traz uma expectativa que as ações desenvolvidas deixem capacidades fortalecidas e gerem aprendizados que possam ser replicados e ampliados no futuro”, afirma a coordenadora técnica do projeto e integrante da Fundação Araripe, Danielle Siebra.
No IFCE, a iniciativa envolverá uma comissão formada por servidores de diferentes áreas das Ciências Agrárias e será coordenada pelo professor Manuel Navarro. Para ele, as ações funcionarão como um contraponto a formas mais intensivas de exploração da Chapada do Araripe: “As unidades serão um foco de visitas e de constatação in situ e uma capacitação muito real de agricultores e estudantes. A natureza nos dá possibilidades muito grandes de exploração, não necessariamente desmatando tudo, mas aplicando as técnicas que serão demonstradas nas unidades”.
Parceria
Para Daniele Siebra, a união entre as instituições é capaz de ampliar o alcance e o impacto social do projeto: “A parceria fortalece a legitimidade do projeto e constitui-se como de fundamental importância para avançarmos na promoção de práticas socioprodutivas sustentáveis, com vistas à conservação dos recursos naturais”, conta ela.
Essa não é a primeira ação realizada em conjunto pelo campus de Crato do IFCE e a Fundação Araripe, que já são parceiros de longa data. Em 2025, o campus foi palco de uma capacitação em manejo florestal múltiplo integrado, conduzida pela fundação.
“Parcerias como essa são estratégicas para o campus porque integram de forma concreta o ensino, a pesquisa e a extensão, ampliam a captação de recursos extraorçamentários e geram impacto social direto junto a estudantes e agricultores da região”, defende o professor Nustenil Segundo, diretor-geral do campus.
- Palavras-chave:
- Chapada do Araripe Crato Fundação Araripe