Extensão
Guardiões da Fauna promove ações de educação ambiental sobre fauna silvestre
Ligado à Proext, projeto faz parte do Programa Estágio Jovem Aprendiz
Publicada por Alissa Carvalho em 14/10/2025 ― Atualizada em 14 de Outubro de 2025 às 16:40

O projeto Guardiões da Fauna: Educação e Conservação da Fauna Silvestre, ligado à Pró-Reitoria de Extensão do IFCE e parte do Programa Estágio Jovem Aprendiz, está capacitando jovens para promover ações de educação ambiental relacionadas à fauna silvestre da Chapada do Araripe.
A estudante Ana Beatriz Martins Santana, da graduação em Zootecnia, é a primeira bolsista do projeto. Além de fortalecer a consciência ecológica e o protagonismo juvenil, o objetivo é sensibilizar a comunidade sobre preservação ambiental e a importância da fauna silvestre para os ecossistemas.
“A ideia é capacitar jovens para o manejo da fauna silvestre, uma vez que estamos inseridos em uma área de proteção ambiental e cada vez mais a pressão antrópica e as questões ambientais chamam muita atenção”, explica a professora Francinilda Araújo, que coordena a iniciativa.

Ao longo dos últimos meses, Ana Beatriz já estagiou no Batalhão da Polícia Militar Ambiental e na ONG BiodiverSe. Em outubro, ela inicia o período de estágio na ONG Aquasis. As atividades envolvem a promoção de educação ambiental em escolas e o manejo de animais.
Ela conta que o projeto oportunizou experiência prática e abriu novas perspectivas sobre a atuação profissional do zootecnista, O trabalho com animais silvestres ainda é pouco conhecido entre os profissionais da área: “Pude ver, que essa atuação não se restringe apenas aos animais de produção, mas que a área de animais silvestres está em ascensão, demandando profissionais especializados”, conta Ana Beatriz, que também é vice-presidente do Grupo de Estudos em Animais Silvestres (GEAS).
Segundo a professora Francinilda Araújo, outras ações na área já estão sendo planejadas: “Cuidar da fauna é cuidar do nosso ambiente para essa e para as futuras gerações. Dentro da nossa proposta, esse é o pontapé inicial do nosso campus para olhar o ambiente de forma mais integrada, para que a gente possa formar cidadãos conscientes em relação à questão ambiental”.