Quarta edição
Feira de Ciências, Tecnologia e Cultura movimenta o campus
Evento foi realizado nesta quinta (23), com quarenta projetos de estudantes
Publicada por Alissa Carvalho em 24/10/2025 ― Atualizada em 24 de Outubro de 2025 às 15:23
A quarta edição da Feira de Ciências, Tecnologia e Cultura movimentou o campus de Crato do Instituto Federal do Ceará (IFCE) nesta quinta (23). Estudantes de cursos técnicos da instituição apresentaram quarenta trabalhos nas áreas de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática.
Aberto ao público, o evento recebeu escolas da região e promoveu serviços de saúde como vacinação, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e rastreamento de lesões de câncer de boca.
Para a professora Giselle Cruz, que coordenou a iniciativa, a união de estudantes, orientadores e organizadores promoveu um evento inspirador para toda a comunidade: "Foi um verdadeiro espetáculo de criatividade, dedicação e amor pelo conhecimento. Cada experimento, cada projeto e cada sorriso mostraram o poder transformador da educação".
A Feira distribuiu dezoito Bolsas de Iniciação Científica Júnior ICJ/CNPq para estudantes do primeiro e do segundo ano do ensino médio, que receberão R$300 mensais ao longo de 2026. Foram premiados os melhores trabalhos apresentados.
As bolsas são fruto da aprovação do projeto da Feira em chamada realizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). No total, o evento contou com fomento de R$89 mil.

Com orientação da professora Cristiane Lima, a equipe da estudante Kyara Mendes, do curso técnico em Agroindústria, abordou o mundo dos fungos nos alimentos e foi premiada como o melhor projeto da área de Ciências da Natureza: "Queríamos conscientizar as pessoas sobre como os fungos podem ser tanto aliados quanto prejudiciais, dependendo da forma como são utilizados. Também focamos em desmentir as fake news sobre os fungos nos alimentos e buscamos despertar o intereesse dos visitantes, mostrando que estudar os fungos é fundamental para a saúde, alimentação e meio ambiente", conta Kyara.
Confira a lista completa de equipes premiadas:
Linguagens e Códigos
1º lugar: A Guerra dos Consoles e a Inovação Tecnológica - Realidade Aumentada
2º lugar: Arte e desconexão: redescobrindo a biblioteca do IFCE campus Crato
3º lugar: Portais da imaginação: incentivando a leitura com Harry Potter e O Senhor dos Anéis
Matemática
1º lugar: A matemática na impressão 3D
Ciências Humanas
1º lugar: Entre o mar e o sertão: caminhos para uma (re)territorialização humana e de suas práticas
frente à problemática ambiental
2º lugar: Mulheres na computação
3º lugar: Retrospectiva dos projetos de extensão do NAPNE do IFCE CRATO: caminhos para a inclusão
Ciências da Natureza
1º lugar: O mundo 'quase' invisível dos fungos nos alimentos
2º lugar: Do vinagre ao voo, jornada de aprendizagem na 73 Olimpíada Brasileira de Foguetes
3º lugar: Olho D’água Cinza: tecnologia social inovadora para tratamento e reuso de água