Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Pesquisa

Estudantes publicam artigos sobre ensino de Língua Espanhola

Artigos foram orientados pelo professor Pedro Saraiva, da Licenciatura em Letras Português/Espanhol

Publicada por Alissa Carvalho em 12/09/2025 Atualizada em 12 de Setembro de 2025 às 11:17

Estudantes da Licenciatura em Letras Português/Espanhol do campus de Crato do IFCE publicaram, em agosto, artigos científicos sobre o ensino de Língua Espanhola na Revista Eletrônica do GEPPELE (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores em Língua Espanhola), da Universidade Federal do Ceará (UFC).

"A importância de refletir sobre essas práticas está na busca de práticas que tornem a aprendizagem de uma língua estrangeira mais significativa, neste caso, o espanhol. Ou seja, através dessa nossa proposta, a leitura do livro deixa de ser passiva e se transforma em um momento de reflexão e aprendizagem", conta a estudante Vanessa dos Anjos, co-autora do artigo "Las voces femeninas en Como Agua para Chocolate: una propuesta didáctica de español para el análisis literario em la enseñanza media".

Orientador dos trabalhos, o professor Pedro Saraiva encara a produção de artigos e apresentação de trabalhos por estudantes como um processo de amadurecimento acadêmico e profissional: "Incentivar a pesquisa e a escrita científica é, para mim, uma forma de mostrar que o conhecimento que eles e elas produzem em sala de aula pode e deve dialogar com outras vozes, fortalecendo sua confiança. Muitas vezes o/a estudante não percebe, de imediato, o alcance do que está investigando, mas quando se coloca diante da possibilidade de publicar, entende que faz parte de uma comunidade maior, que o que escreve pode circular e contribuir para outros contextos".

A reflexão sobre a prática docente prepara os estudantes para o futuro, como defende Saraiva: "Quando nossos/as estudantes, futuros professores e professoras se propõem a refletir sobre sua prática e a fazer ciência, estarão mais preparados para lidar com as pressões que a docência nos impõe'.

Raynara Moura, Emanuel Santos, Édina Gomes, Alexandre Silva e Vanessa dos Anjos
Raynara Moura, Emanuel Santos, Édina Gomes, Alexandre Silva e Vanessa dos Anjos

Confira a lista de artigos publicados:

LA MÚSICA COMO PROTESTA Y RESISTENCIA DURANTE LA DICTADURA CHILENA: Un Recurso para la Enseñanza de ELE
Emanuel Matheus Vieira SANTOS, Pedro Saraiva dos SANTOS JUNIOR

El USO DEL CHAT GPT EN EL APRENDIZAJE DE ESPAÑOL COMO LENGUA EXTRANJERA (ELE): Un Estudio Bibliográfico
Alexandre Caio Monteiro SILVA, Pedro Saraiva dos Santos JUNIOR

IMPACTO DE LOS EVENTOS CULTURALES DE LENGUA ESPAÑOLA EN LA FORMACIÓN Y EN LA PERCEPCIÓN DE LOS ESTUDIANTES: Un estudio sobre la extensión en el IFCE campus Crato
Pedro Saraiva dos SANTOS JUNIOR, Maria Raynara da Silva MOURA

LAS VOCES FEMENINAS EN COMO AGUA PARA CHOCOLATE: Una propuesta didáctica de español para el análisis literario en la enseñanza media
Maria Édina Moura GOMES, Francisca Vanessa Pereira dos ANJOS, Pedro Saraiva dos SANTOS JUNIOR